Semana do Idoso é encerrada com encontro de gerações nesta quinta

Por - em 26

O encerramento da Semana do Idoso, promovida pelo Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM), aconteceu nesta quinta-feira (08) com a apresentação da Banda 5 de Agosto no Clube da Pessoa Idosa, localizado no Altiplano Cabo Branco. Além de muita música, o dia foi marcado pelo encontro de gerações entre estudantes do ensino fundamental da rede municipal e os idosos, os grandes homenageados.

O evento teve início com a chegada, ao Clube da Pessoa Idosa, da garotada que faz parte do projeto Se Liga, da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa. Os estudantes ficaram encantados com a estrutura que encontraram e o que mais chamou atenção deles foi a Estação Digital, que funciona no local.

Enquanto isso, aproximadamente 100 idosos – convidados para a festa de encerramento da Semana do Idoso – esperavam a apresentação da Banda 5 de Agosto, criada há 40 anos e composta por músicos com experiência em outros grupos e estudantes e concluintes do curso de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
A apresentação começou com um repertório autenticamente nordestino, com músicas como o forró ‘Neném, Neném, Mulher’, conhecido na voz do Trio Nordestinos do Ritmo. Os idosos ocuparam rapidamente o pátio do clube para dançar, dando a mais pura demonstração de disposição. Alegria que chegou a contagiar os mais novos, que seguindo o exemplo dos idosos, também arriscaram alguns passos de dança. Para Natália dos Santos, 10 anos, o que mais se destacou no pessoal da terceira idade foi a animação. “Eles são muito alegres e só de ver eles dançando já dá vontade de se mexer também”, afirmou a garota.
 
E a certeza de que é possível se divertir mesmo com uma idade mais avançada parece ter sido a principal lição que as crianças levaram para casa. “O clube é muito bonito e a animação dos vovôs e vovós tornou essa festa ainda mais linda”, declarou Jussara Oliveira, 9 anos.
 
Uma das mais animadas, Marlene Gomes, 65 anos, disse que a apresentação da Banda 5 de Agosto no Clube da Pessoa Idosa foi a melhor homenagem que os idosos poderiam ter recebido. “Eventos como este são necessários para sacudir todo mundo. Não tem com a gente ficar triste com uma festa como esta. Meu astral vai lá pra cima. Não tinha como ser melhor”, considerou Marlene, que também faz parte da Bandinha Alvorecer da Melhor Idade, do Centro de Convivência do IPM.
 
Já Alfredina Costa, 63 anos, viveu um momento de emoções distintas. Assim que a banda começou a tocar, a professora aposentada foi às lágrimas ao lembrar o pai, ex-integrante da banda da Prefeitura de João Pessoa. “Não tinha como não ser tomada pela lembrança do meu pai, porque eu sei como esta banda era importante pra ele e é por isso mesmo que me sinto ainda mais homenageada com esta apresentação”, completou Alfredina Costa.
 
Durante mais de uma hora, a festa aqueceu os corações dos idosos, que se despediram ao som da música ‘Meu Sublime Torrão’. Até os mais tímidos, quando perceberam que seria a última música do repertório da Banda 5 de Agosto, levantaram das cadeiras e deram adeus à Semana do Idoso do IPM.