Semana do Meio Ambiente é aberta com diversas ações educativas

Por - em 52

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) abriu nesta quarta-feira (1º), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a ‘Semana do Meio Ambiente 2011’, que este ano tem como tema ‘Ano Internacional das Florestas’. Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Polícia Federal (PF) e o Exército Brasileiro para o plantio de mudas da Mata Atlântica. Durante a solenidade, também foram lançadas as Cartilhas Ambientais, a Campanha Fogueira Comunitária e à agenda de atividades (confira a programação para esta quinta-feira no final da matéria).

A secretária de Meio Ambiente, Ligia Tavares, abriu o evento fazendo um chamamento para reflexão sobre a relação com o planeta Terra e citando as várias ações da PMJP para a preservação do meio ambiente. “A Semam tem feito o possível para agir desde as pequenas ações até as grandes, como o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”, afirmou Ligia.

O prefeito Luciano Agra, que está em Brasília participando de audiências com alguns ministros, foi representado na solenidade pela secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra. Ela ressaltou o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável, citando a criação de parques, e o conteúdo da SMA 2011, que está voltada para a educação ambiental. “A gestão municipal tem ações e obras destinadas a garantir não só o acesso às fontes e aos bens materiais para essa geração, mas para as futuras também”, afirmou Estelizabel.

O representante da Superintendência de PF na Paraíba, perito criminal Hailton Batista, falou da atuação do órgão no combate aos crimes ambientais e do programa Carbono Neutro, executado em todo Brasil e que tem o objetivo compensar as emissões de gás carbônico com o plantio de mudas de árvores nativas, recuperando áreas degradadas. Na Paraíba, ele destacou que o programa conta com o apoio da PMJP.

“Na Paraíba, é o terceiro ano que vamos executar esse programa e, com mais essa edição, devemos chegar às três mil mudas de árvores nativas plantadas na capital. Durante todos esses anos temos contado com a valorosa contribuição da PMJP, através da Semam, que é quem produz as mudas e ensina como plantar”, disse, destacando que “sem a Semam a PF não teria condições de executar o programa”.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ronilson Paz, também participou da solenidade e disse que o meio ambiente de João Pessoa está em boas mãos. “Nunca se foi feito tanto para o meio ambiente de João Pessoa como está sendo feito agora”, disse Ronilson Paz.

Programação – A Semana do Meio Ambiente 2011 (SMA) será realizada no período de 1º a 05 de junho, com diversas ações que terão como foco sustentabilidade e preservação. As atividades envolvem todos os funcionários da Semam e ainda entidades parceiras como a Escola Viva Olho do Tempo, Associação de Moradores do Bairro São José, Casa Pequeno Davi e Movimento SOS Rio Cuiá.

Nesta quarta-feira (1º), a programação segue na Lagoa do parque Sólon de Lucena, com a Tenda Verde, terapias integrativas e distribuição de material educativo. Uma sessão especial também será realizada na Câmara dos Vereadores para a discussão do Sistema Municipal de Áreas Protegidas e sua importância para João Pessoa. A programação do dia se encerra com a Mostra de filmes ambientais nas entidades parceiras e escolas municipais.

Confira as atividades programadas para esta quinta-feira (02)

8h – Aposição simbólica de placas de identificação de espécies vegetais

Local: Parque Arruda Câmara

8h – Tenda Verde, Práticas Integrativas, distribuição de material educativo

Local: Lagoa

09h – Plantio de mudas no Parque Cuiá – Semam, Polícia Federal e Exército Brasileiro

10h – Mostra de filmes ambientais nas entidades parceiras e escolas municipais

10h – Palestra: Construindo Sistemas Agroecológicos

Prof. Vicente Félix

Local: Cepam – Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica

14h – Tenda Verde, Práticas Integrativas, distribuição de material educativo

Local: Lagoa

14h – Mesa redonda: O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e seus reflexos na política ambiental de João Pessoa.

Prof. Gustavo Tavares (UFPB), Ronilson José da Paz (superintendente do Ibama/PB), Paulo Guilherme Carniel Wagner (Cetas/Ibama), Rita Mascarenhas (Ong Guajiru)

Local: Auditório da Central de Aulas – UFPB

15h – Apresentação Teatral: Limpeza X Sujeira – Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto

Local: Espaço Jequitibá, Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica

15h – Mostra de filmes ambientais nas entidades parceiras e escolas municipais