Semana do Trânsito tem início com espetáculo de fantoches

Por - em 28

Os bonecos da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito abriram nesta segunda-feira (21) a “Semana do Trânsito” em João Pessoa. Os fantoches encenaram um espetáculo que teve como objetivo principal levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos da Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo Redentor. À tarde os fantoches se apresentaram no Centro Educacional Pintando o Sete, em Mangabeira.

Durante a atividade, o teatro de bonecos apresentou o texto “Linda, Verde e Clara nas idas e vindas da escola”. Durante a encenação os fantoches mostraram alguns obstáculos que as crianças normalmente enfrentam no caminho para a escola e no retorno para casa e deram dicas sobre como os pequenos devem proceder para percorrer todo o trajeto com segurança.

Logo depois, os educadores da STTrans entraram em cena e ministraram palestra sobre temas diversos, entre eles, travessia segura da faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, respeito a sinalização de trânsito, utilização correta do transporte coletivo urbano (ônibus), dicas de segurança e explicaram o por quê dos pequenos terem que andar no banco traseiro do carro.

Essa foi a primeira atividade do calendário especial que a STTrans montou para comemorar a ‘Semana do Trânsito’ em João Pessoa. Entre os eventos que serão realizados destacam-se apresentações dos fantoches, palestras, trabalho em argila, pintura dos rostos de crianças com placas de trânsito, além de passeios no ‘Ônibus Legal’.

Todas as ações programadas foram destinadas às crianças. “Os jovens são excelentes multiplicadores de informações, por isso, voltamos as nossas ações durante essa semana especificamente para eles. Até sexta-feira visitaremos várias escolas, levando uma série de atividades lúdico-pedagógicas”, explicou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

A programação da ‘Semana do Trânsito’ se estenderá até a próxima sexta-feira (25). Na terça-feira (22), a partir das 7h30, os alunos da Escola Municipal Frei Albino (Bessa) embarcarão no ‘Ônibus Legal’ para um passeio pelo trânsito de João Pessoa, onde receberão dicas de segurança para evitar acidentes. No período da tarde, a partir das 14h, o passeio será feito com os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato (Costa e Silva).

Na quarta-feira (23) pela manhã, a STTrans fará ações educativas em parceria com a Secretaria de Saúde do município na Unidade de Saúde da Família do Bairro dos Novaes. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de participar de oficinas educativas com pinturas, desenhos, trabalhos com argila e outras atividades lúdicas com temas relativos à segurança no trânsito.

No dia seguinte (quinta-feira), pela manhã, os alunos da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Manaíra) participarão do projeto ‘Ônibus Legal’. No turno da noite, as atividades serão realizadas a partir das 19h na Escola Municipal Monteiro Lobato (Costa e Silva). Por ser um público de adolescentes e adultos, os alunos assistirão a uma palestra sobre educação para o trânsito. A série de atividades será finalizada na sexta-feira (25) com a realização de um grande evento educativo na Estação Cabo Branco.