PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Semana dos Orgânicos acontece nesta quinta-feira na Cecaf

Por Andrezza Carla - em 494

Dia 25 de maio é comemorado o dia do Trabalhador Rural e João Pessoa está entre as 13 cidades selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para potencializar a produção agroecológica. É que o Mapa, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Sul (Nedet) e a Universidade Federal da Paraíba realiza nesta quinta-feira (25) a ‘Semana dos Orgânicos’ na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), das 08h às 12h.

A Cecaf foi escolhida para sediar o evento, que tem como objetivo principal fortalecer a produção e o consumo de produtos orgânicos no estado. A programação inclui apresentação musical, palestras, exposição audiovisual e divulgação de material informativo.  Os consumidores que procurarem a feira nesta quinta vão encontrar os comerciantes organizados de maneira diferente, isto porque a administração vai priorizar o produtor orgânico.

“A produção da Cecaf hoje é 25% orgânica, mas a nossa meta é que em breve a central comercialize exclusivamente produtos agroecológicos”, explica Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Também será realizada uma oficina de produção orgânica para os comerciantes. “Periodicamente a gente realiza oficinas teóricas e práticas para conscientizá-los da importância dos agroecológicos, muitos já aderiram a este tipo de produção e tem dado retorno pra eles”, lembra Rogeany.

Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior – 1112, no bairro José Américo. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis, nas quintas e sábado das 05h às 12h.

Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço comercializa também peixes e frutos do mar variados e ainda conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais.