Semana dos Orgânicos começa com Dia de Campo em Jacarapé

Por - em 24

O projeto Cinturão Verde, do Empreender-JP (Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios), realiza a partir desta terça-feira (25) a Semana dos Orgânicos em João Pessoa. O evento começa com um Dia de Campo, oportunidade em que pequenos produtores vão poder aprender técnicas de manejo sustentáveis.

A previsão é atender a 40 produtores vinculados ao Cinturão Verde. De acordo com o coordenador do programa, Roberto Vital, devem participar do evento também 80 alunos de graduação e pesquisadores de instituições de ensino dos municípios de Rio Tinto, Areia e Picuí.

Foram montadas quatro estações experimentais, sendo três delas em Jacarapé e uma em Mussumago. O evento começará às 8h30, na Granja do Wanderley, em Jacarapé, na margem esquerda da PB-008, logo após a Estação Experimental da Emepa. Lá ficará instalada a estação “Avicultura Caipira”, que vai enfocar técnicas de manejo e custos de produção.

A segunda estação também ficará em Jacarapé e tratará de “Apicultura em Áreas de Mangue”. Sob a responsabilidade do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o espaço vai mostrar o potencial da Comunidade Jacarapé para a produção da própolis vermelha. A clientela-foco desta estação é um grupo de 25 apicultores de Jacarapé.

Na mesma região ficará instalada a terceira estação: “Cultivo Orgânico de Hortaliças Protegido por Estufas”. A equipe técnica vai dar informações sobre fertilização orgânica, biodefensivos, sementeiras e estufas.

Por fim, a quinta estação ficará localizada na comunidade de Mussumago e tratará do “Cultivo Orgânico de Hortaliças a Céu Aberto”. Haverá demonstração de casos de sucesso, com análise econômica-financeira do uso da técnica no manejo da produção de hortaliças.

A Semana dos Orgânicos foi idealizada pela Superintendência Federal da Agricultura para estimular o consumo e a produção de produtos livres de agentes químicos. Em João Pessoa, ele é organizado pelo Cinturão Verde e conta com o apoio do Senar.
 
Feiras itinerantes – Na quarta, quinta e sexta-feira, o projeto Cinturão Verde comemora a Semana dos Orgânicos nas feiras itinerantes da Prohort (Produtores Agroecológicos de João Pessoa). Haverá distribuição de sacolas ecológicas e de informativos explicando as vantagens dos produtos orgânicos.

O “ônibus-feira” funciona às quartas-feiras na praça Alcides Carneiro, em Manaíra, e nas quintas-feiras no Busto de Tamandaré, sempre das 5h às 8h. A partir da próxima sexta-feira, ele atenderá também ao bairro de Intermares, em Cabedelo, no mesmo horário. O ônibus ficará estacionado nas proximidades do Bar do Surfista.