Semana Municipal da Ciência e Tecnologia é aberta no Unipê

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), deu início nesta segunda-feira (29) às atividades da IV Semana Municipal da Ciência e Tecnologia. A abertura do evento ocorreu no auditório do UNIPÊ e contou com uma grande presença de público e trabalhos inscritos, todos feitos por alunos das 26 Estações Digitais espalhadas por todos os bairros da Capital.

A IV Semana Municipal é parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, desenvolvida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema central da Semana é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.

Na opinião do secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia, a principal meta do encontro é incluir o público no campo tecnológico numa consequente popularização da ciência e tecnologia. “São 26 Estação Digitais em 23 bairros. É um projeto de difusão social amplo, onde buscamos diminuir a distância entre o cidadão e a tecnologia. João Pessoa é uma Capital digital”, enumerou.

Para Augusto Santos, instrutor da Estação Digital situada no bairro de Cruz das Armas, o evento é um sucesso, onde todos os alunos buscam uma qualificação e o aprendizado. “Essa semana vem abrilhantar o nosso trabalho desenvolvido o ano inteiro”, observou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo aluno Luciano Lima da Silva, da Estação Digital da comunidade Bela Vista, em Cruz das Armas. “É sempre bom conhecer gente nova”, contou.

Abertura – A palestra do dia foi realizada pela secretária Municipal do Meio Ambiente, Lígia Tavares, que apresentou uma abordagem sobre a evolução da ciência ao longo da história e analisou aspectos da sustentabilidade com um olhar para o futuro. “O planeta atravessa uma forte crise e temos consciência dos problemas que enfrentamos nesse momento e toda a discussão em torno da sustentabilidade merece ser endossada e merece o nosso apoio”, comemorou.

Com 70 anos de idade, dona Valdeci Soares de Mendonça mostrou disposição. Aluna da Estação Digital no Centro de Referência do Idoso, ela estava na primeira fila do auditório e definiu o encontro como de grande valia para a sua vida profissional. “Após ter começado na informática, tenho desenvolvido minha mente e minha autoestima. É uma nova forma de ver a vida e temos que nos movimentar para não ficar com a mente parada”, confidenciou.

A IV Semana Municipal da Ciência e Tecnologia será realizada até sexta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. Nesta terça-feira (30), serão apresentados trabalhos científicos dos Centros de Referência e Cidadania de Mangabeira, Bancários, Valentina e Funcionários II e dos Centros de Referência e Juventude de Mangabeira e Valentina, do Clube da Pessoa Idosa, da ONG Escola Viva Olho do Tempo (Gramame) e da Casa Brasil, no Costa e Silva.