Semana Municipal da Juventude aborda sustentabilidade

Por - em 83

A Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) está realizando, até o próximo sábado (11), a V Semana Municipal da Juventude. Com o tema “Juventude e Sustentabilidade” o evento realiza atividades culturais nas praças e em alusão ao Dia Nacional do Estudante (11 de agosto) e ao Dia Internacional da Juventude (12). Na sexta-feira (10), haverá show da banda Mundo Livre SA, às 20h, no Ponto de Cem Réis. No mesmo local, nesta quinta-feira (9), acontecerão oficinas para alunos do Projovem.

Como parte das atividades culturais, se apresentam nesta quarta-feira (8), na Praça da Cultura, em Mandacaru, o Urso Amigo Batucada e o grupo AbiaRAP, às 19h. No dia seguinte, é a vez de Maracatu Pé de Elefante e Hadereck, na Praça Gervásio Maia. Na segunda e na terça-feira já houve atividades na Praça da Paz, nos Bancários, e na Praça Tiradentes, na Torre.

De acordo com o coordenador de Juventude da Sejer, Bertrand Sousa, o objetivo é a descentralização geográfica das atividades para atender o maior número possível de jovens. “Nós temos Centros da Juventude nos bairros de Valentina, Mangabeira, Rangel, Funcionários I e Alto do Mateus, com atividades culturais, educacionais e esportivas, e queremos levar um pouco disto para outras localidades”, explicou ele.

Na sexta-feira, se apresentam no Ponto de Cem Réis o Mundo Livre SA, com abertura do DJ Efex, que vai trazer música eletrônica, e de Pertnaz, com hip hop. Mais cedo, às 16h, haverá atividades de skate, kickboxing, dança de rua e grafite. No sábado, a festa será na Plaza Manaíra, com as atrações No Grau e Atômico MC, às 20h. Já na Praça Antenor Navarro, às 21, se apresentam La Gambiaja, Fetz e Nuvens Psicodélicas, encerrando as atividades.

Esportes – No sábado (11), haverá uma competição de kitesurf, às 9h, na praia do Bessa e, às 14h, os ciclistas terão uma atividade na Plaza Bike Street. Já às 16h, vai acontecer na Plaza Manaíra, a quinta etapa do Circuito Skate nas Praças.

Oficinas – Nesta quinta-feira (9), os alunos do Projovem terão acesso a oficinas de papetagem, ministrada por agentes da Emlur e de geotintas, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente. Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia vai apresentar oficinas de produção musical e de jogos interativos. As oficinas vão ocorrer no Ponto de Cem Réis, a partir das 9h. No turno da tarde haverá a exibição de um vídeo sobre financiamento público estudantil, com rodas de diálogo com os jovens.