Semana Temática do ‘Viaja Mais Melhor Idade’ começa nesta sexta

Por - em 35

O Governo Municipal inicia nesta sexta-feira (30), em João Pessoa, a Semana Temática do Programa Viaja Mais Melhor Idade, promovida pela Secretaria Executiva de Turismo (Setur) com o objetivo de divulgar o projeto consolidando a Capital como um dos 36 destinos receptores.

O programa é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em convênio com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) como parceiro operacional, e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), ministérios da Previdência e do Trabalho, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, órgãos estaduais de turismo de todo o País, Projeto Vai Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

A Semana Temática consiste na realização de atividades de cunho sociocultural, voltadas para o público da melhor idade, propiciando momentos de entretenimento, trocas de experiências e a criação de novos laços de amizade, durante as viagens promovidas pelo Viaja Mais Melhor Idade. Para a realização da primeira etapa do projeto, foram sensibilizados cerca de 900 prestadores de serviços turísticos de 23 destinos para atender aos consumidores da Melhor Idade, observando suas necessidades e interesses específicos.

Na Paraíba, o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Elzário Junior, foi escolhido para coordenar as atividades e o desenvolvimento do programa. Participam da ação, que começa nesta sexta-feira (30), lideranças do turismo regional, empresas de receptivo, meios de hospedagem e demais fornecedores de serviços turísticos, as quais ficaram responsáveis por disseminar as informações para seus colaboradores e parceiros. Um jantar dançante deve abrir a Semana Temática, que será continuada com passeio de buggy pelo litoral, visita a exposições de arte, espetáculos teatrais, aulas de alongamento, dança e sarau poético. As atividades devem seguir até a próxima terça-feira (3).

Serviço diferenciado – A Semana Temática também é uma proposta para sensibilizar a população e proprietários de empreendimentos quanto à importância de receber bem turistas, enfatizando as vantagens socioeconômicas para o destino. Os serviços oferecidos serão diferenciados, mas a Setur tomou cuidado para que a programação exista também fora do programa, sendo oferecido a qualquer pessoa e época do ano. Outras etapas devem acontecer nos meses seguintes. Para a realização desta, a Setur contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), academias de ginástica, Clube da Pessoa Idosa, Cooperbuggy e da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) de João Pessoa.

Venda de pacotes – O programa foi lançado há pouco mais de um ano e a expectativa de venda para esta segunda etapa é de 50 mil pacotes. As vendas começaram dia 25 de fevereiro e irão até dezembro de 2008 (com pausa nos períodos de alta temporada dos destinos e/ou serviços, especialmente os de transporte).

Na primeira fase, o Viaja Mais Melhor Idade superou em 30% as metas fixadas, com um saldo de nove mil pacotes vendidos. O número de operadores parceiros também cresceu de 13 para 25 e a expectativa é de ampliar o número de agências de viagem treinadas e credenciadas de 890 para 2.500.

Os destinos trabalhados na região Nordeste são Salvador, Maceió, Natal, Recife, Fortaleza, Porto de Galinhas, Aracaju, João Pessoa e São Luís. Os pacotes são disponibilizados para estas cidades através do sítio www.viajamais.com.br. Nele, também está a listagem das agências de turismo treinadas. Os interessados poderão obter essas e outras informações pelo telefone 0800-7707202, das 8h às 22h, todos os dias da semana.

Mais informações para a Imprensa:
Elzário Júnior – secretário de Turismo: 8831 6885
Imprensa – Juliana Teixeira: 8823 2244