Semana vai orientar estudantes sobre diabetes na rede municipal de ensino

Por - em 25

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em uma ação de sua Coordenadoria da Alimentação Escolar, vai realizar nas 91 escolas da rede pública municipal e 36 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) um evento entre os dias 10 e 14 de novembro para a ‘Conscientização Sobre o Diabetes’. A idéia é desenvolver tarefas que estimulem a qualidade de vida dos alunos e da própria comunidade com informações sobre a enfermidade.

A ação será desenvolvida entre a Sedec e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por sua Seção de Diabetes e Hipertensão. De acordo com Simone Leite Gouveia, coordenadora de Alimentação Escolar da Sedec, este é o segundo ano que a atividade é desenvolvida. Para ela, conscientizar os alunos e educadores quanto ao diabetes, suas complicações para a saúde, estímulo ao seu controle e convivência com a enfermidade.

Simone Leite explicou que a ação vem sendo executada em parceria com a Seção de Diabetes e Hipertensão, cuja chefe é a nutricionista Gittana Ivanoska de Assis. “Nós estamos fazendo um trabalho importante. Nossos coordenadores pedagógicos estarão nas escolas e o pessoal do Programa Saúde da Família, tirando dúvidas, orientando alunos e professores e realizando os exames necessários para saber que tem a diabetes”, explicou.

A coordenadora da Alimentação Escolar disse que desta quarta-feira (5) até a sexta-feira (7) vão acontecer encontros entre os coordenadores pedagógicos e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, para definir as metodologias que serão empregadas na ação. Recentemente, foi realizada uma palestra sobre o assunto no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), com a endocrinologista Eugênia Moreira Fernanda Montenegro, que atua no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira.