Seminário aponta estratégias para enfrentar a diversidade na escola

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa realizou, na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), o seminário ‘Diversidade(s) na escola: caminhos para uma educação não sexista’, voltado para educadores da rede municipal de ensino. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e faz parte da programação ‘Cidadania Ativa para as Mulheres’. Na ocasião, o debate levou os participantes a reflexões sobre o sexismo, machismo, racismo e homofobia, e apontou estratégias para enfrentar essas temáticas no cotidiano escolar.

A secretária de Educação, Ariane de Norma Sá, entende que esses momentos de aprendizagem facilitam a reflexão e, consequentemente, despertam para a garantia da cidadania das pessoas. “O século XX foi o momento de avanço das mulheres, principalmente na ocupação de profissões tidas como masculinas. A proposta para o século XXI é avançar na cidadania. É importante resgatar as diferenças existentes na sociedade, para buscar a igualdade nessas diferenças”, observou a secretária.

A primeira expositora foi a coordenadora da Organização Não Governamental (ONG) Centro da Mulher 8 de Março, Valquíria Alencar, que trabalhou a questão ‘Gênero e diversidade’. Em seguida, a assessora de Educação e Cultura da Coordenadoria das Mulheres, Lígia Luiz de Freitas, expôs sobre a temática do seminário, apresentando estatísticas de exclusão na escola e apontando, a partir do respeito às diferenças, estratégias de combate à prática sexista e não inclusiva na comunidade escolar.

“A luta contra o sexismo na escola e na sociedade é árdua e exige dedicação cotidiana. Por isso, o debate deve ser contínuo, pois contribui para a igualdade concreta entre as pessoas. Igualdade que pode nos trazer mais qualidade de vida, mais felicidade e mais realizações”, concluiu a assessora. Participaram do seminário gestoras, professoras e especialistas das escolas da rede municipal.