Seminário avalia estudo sobre destinos indutores de turismo

Por - em 72

Representantes do Ministério do Turismo estarão em João Pessoa, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), para avaliar e apresentar os resultados do Estudo de Competitividade realizado entre os 65 destinos indutores, entre os quais a Capital paraibana está incluída.

Os resultados serão conhecidos durante o Seminário Técnico sobre Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que acontece nesta quinta de 14h às 18h e na sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, numa das salas da Estação Cabo Branco. Na ocasião, também devem ser discutidas novas ações para acelerar o desenvolvimento turístico na cidade e região.

O Seminário está sendo organizado pela Secretaria de Turismo (Setur) de João Pessoa e também terá a participação de representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foram os responsáveis pela avaliação feita por meio de entrevistas com dirigentes da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), do Governo do Estado, do Sebrae, empresários do setor hoteleiro,  profissionais que atuam no segmento de receptivo e representantes de faculdades de Turismo.

Os 65 destinos foram selecionados a partir da necessidade, identificada pelo Ministério do Turismo, de priorizar áreas capazes de promover o desenvolvimento da região onde estão inseridas. A ação é uma das metas do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, que pretende trabalhar destinos com chances de adquirir um padrão de qualidade internacional.

Por meio do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil – a cidade de João Pessoa foi indicada entre os 87 roteiros considerados em estágio avançado de organização, e selecionado como um dos 65 destinos capazes de induzir o desenvolvimento regional.

A Capital está entre os seis destinos a serem trabalhados com intervenções e ações técnicas em curto prazo no Nordeste. “Isso é fantástico para nossa cidade e por isso temos que nos empenhar e dar continuidade a este trabalho com firmeza”, comenta Elzário Junior, secretário municipal de Turismo.

O Seminário deve ter a participação de dirigentes do trade turístico paraibano, secretários estaduais e municipais, prefeitos, além dos integrantes do Ministério do Turismo (MTur), Fundação Getúlio Vargas e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com Elzário Junior, o evento vai ser registrado por uma equipe de televisão do MTur, devendo servir como referência para outros destinos. Mais informações pelo (83) 3218-9852.