Seminário constrói plano de combate à violência sexual contra crianças

Por - em 46

A cidade de João Pessoa sedia nestas terça (17) e quarta-feira (18) o Seminário Municipal ‘Construção do Plano Operativo de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes’, que acontece a partir das 9h no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-JP), Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair), UFPB e o Governo do Estado.

Avanço – A diretora de Assistência Social da Sedes, Francisca Vieira Fernandes, explica que João Pessoa tem avançado na discussão e implementação de ações voltadas ao enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo o primeiro município do Estado a elaborar um plano municipal com este objetivo.

“O intuito é debruçar-se sobre o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, com todas as 63 entidades que o construíram, e identificar quais os avanços e dificuldades encontrados para a sua implementação. E a partir daí construir junto com o Pair um plano operativo, elencando ações prioritárias para execução em 2008/2009, considerando os eixos do atendimento, mobilização e articulação, protagonismo juvenil, defesa e responsabilização, e análise da situação”, explicou a diretora.

Cerca de 400 pessoas entre gestores de políticas públicas, operadores de direito, profissionais, jovens, lideranças, conselheiros de direitos e tutelares e demais atores de toda rede de proteção a crianças e adolescentes do município devem participar do evento que trará à Capital paraibana a secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Neide Castanha.

A secretária do comitê nacional será a responsável pela palestra de abertura do evento, ‘O Pair e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil’. Ela é membro importante da comissão organizadora do ‘III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, que acontecerá em novembro de 2008, no Rio de Janeiro.

Neide Castanha é uma das pessoas responsáveis pela realização do congresso no Brasil, no hemisfério Sul – os dois primeiros ocorreram na Suíça e no Japão. O crescimento do turismo sexual no Nordeste brasileiro e a necessidade de seu enfrentamento foram dois dos principais motivos apresentados pelos organizadores do evento, para sua realização no País.

Programa

Dia 17 de junho – Terça-Feira
8h – Credenciamento
8h30 – Apresentação Cultural
9h – Abertura: Apresentação da metodologia do Seminário; apresentação da Comissão de
Monitoramento do Plano Municipal
10h15 – Palestra de Abertura: ‘O Pair e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil’
Palestrante: Neide Castanha (Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento
à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes)
11h15 – Debate
12h – Almoço
13h30 – Apresentação cultural
14h – Apresentação do diagnóstico sobre o enfrentamento à violência sexual contra
crianças e adolescentes no Município de João Pessoa – DRP
Expositores: Coordenação estadual do Pair e Comissão de Monitoramento do Plano Municipal
16h30 – Debate

18 de junho – Quarta-feira

8h – Apresentação Cultural
8h30 – Oficinas por eixos temáticos para construção do Plano Operativo Local
12h – Almoço
13h30 – Plenária Final: apresentação dos resultados das oficinas temáticas
17h – Encerramento