Seminário de Educação no Trânsito vai ser realizado na próxima segunda-feira

Por - em 27

Educadores de escolas públicas e privadas são o público-alvo do Seminário de Educação no Trânsito – Um jeito de viver e conviver, que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promove na próxima segunda-feira, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). O evento será realizado no Teatro Ariano Suassuna, Colégio Pio X, na Rua Walfredo Leal, das 7h às 17h30, e contará com a participação de 350 pessoas.

O objetivo é ampliar a reflexão e a prática dos profissionais de educação para a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema trânsito nas escolas da Capital paraibana. “Nós temos cada vez mais a certeza de que não é possível fazer sozinho a mudança e a humanização no trânsito. Então, precisamos do envolvimento de toda a sociedade, especialmente dos professores, dos educadores”, disse a psicopedagoga Erenilda Queiroz, gerente da Educação para o Trânsito da STTrans.

Ela explica que a proposta do seminário é a de inserir a educação para o trânsito nos conteúdos a serem trabalhados nas disciplinas já existentes. “Queremos estimular os professores a discutir a transversalidade do tema trânsito em todas as disciplinas e, para isso, vamos dar alguns subsídios por meios das palestras e discussões durante o seminário”, disse a psicopedagoga.

Programação – A abertura do seminário está marcada para as 8h e será feita pelo superintendente do órgão, Deusdete Queiroga, mais o diretor de Trânsito, Omar Ramalho, com o tema ‘Um olhar sobre João Pessoa na perspectiva do trânsito’. A primeira palestra será às 9h sobre ‘Paz no trânsito – Uma questão de respeito’, com a chefe da Comissão de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Rosely Fantoni. Às 11h, a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/João Pessoa) falará sobre ‘Segurança no trânsito – Repercussão no atendimento Samu’.

À tarde, a partir das 13h30, a gerente de Educação para o Trânsito, Erenilda Queiroz, vai apresentar o tema ‘O Jovem e o trânsito – Afeto e limite’. Às 14h30, a palestra será ‘Se essa rua fosse minha’, com a gerente de Educação para o Trânsito/Detran-PE, Maria Luiza Simões, que falará sobre a experiência do setor em Recife. Às 16h, a assessora de Planejamento da STTrans, Raimunda Lucena, e a educadora Sheyla Teotônio vão falar sobre ‘Amigos do trânsito – Compartilhando a responsabilidade social’, projeto de monitoria que a Superintendência está iniciando com as escolas da cidade.

O formulário eletrônico para a inscrição está disponível no portal da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br) e as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail educação_sttrans@joaopessoa.pb.gov.br ou pelo telefone 3218-9304.