Seminário destaca ações do Governo Municipal em Ciência e Tecnologia

Por - em 27

Durante toda a manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura de João Pessoa participou do seminário ‘O Papel da Ciência e Tecnologia nos Municípios’. Na oportunidade, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) apresentou o trabalho pioneiro implantando pelo Governo Municipal e que vem apresentado resultados positivos no campo do desenvolvimento e da disseminação das tecnologias no município, a exemplo da construção da Estação Ciência, Cultura e Artes, o projeto de implantação de 20 estações digitais e o Centro de Vocação Tecnológica-Confecções.

O seminário faz parte do ‘Estudo dos Sistemas Locais de Ciência, Tecnologia e Inovação’, realizado pelo Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia (C&T). O evento aconteceu no Auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria.

A abertura do seminário foi feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia da PMJP, Simão Almeida. Ele lembrou que a Prefeitura da Capital é uma das poucas que criou um órgão específico para pensar políticas que facilitem o acesso à ciência e à tecnologia. “Em muitas cidades do país existe essa carência, principalmente no estado da Paraíba. Nós estamos hoje discutindo as possibilidades de esclarecer e difundir novas políticas públicas que atendam as necessidades desses municípios”, destacou.
O intuito do seminário foi divulgar as potencialidades dos municípios em Ciência e Tecnologia, além das ações do Fórum e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com ênfase na área de C&T. Com isso, o Fórum deverá apresentar as demandas dos municípios da Região Nordeste ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Fórum – O Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia foi criado em 2001 e conta atualmente com 107 municípios associados. O colegiado se configura num instrumento efetivo de articulação para estreitar as relações entre as diversas secretarias municipais envolvidas na área de C&T e as principais instituições nacionais do setor.
A intenção do ‘Estudo dos Sistemas Locais’ é diagnosticar a realidade dos municípios filiados ao Fórum. Essas informações permitirão o acompanhamento e avaliação das ações do Fórum na melhoria das estatísticas, bem como da atuação sobre os potenciais identificados no estudo.