Seminário discute a eficiência da gestão pública e redução de gastos

Por - em 22

Incrementar a eficiência administrativa, otimizar os gastos públicos e melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão. É com esses objetivos que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza no sábado (14) o ‘I Seminário de Gestão Sustentável e Compartilhada para Otimizar Gastos Públicos’.

Participam da reunião todos os secretários, adjuntos e diretores de áreas administrativas e financeiras. Eles formarão grupos de discussões que vão apontar ações efetivas para redução de gastos em itens importantes como energia elétrica, água, telefonia fixa e móvel, veículos e imóveis.

O Núcleo de Modernização Gerencial e Otimização de Gastos Públicos da Secretaria de Administração (Sead) já vem trabalhando nessa área, mas de acordo com o secretário Gilberto Carneiro a idéia é estabelecer metas conjuntas com todas as secretarias e órgãos da PMJP para obtenção de resultados ainda mais eficientes.

A administração municipal pretende atingir reduções na área de custeio que vão de 5% a 25% já no segundo trimestre deste ano. “A prioridade da administração do prefeito Ricardo Coutinho sempre foi a eficiência administrativa”, disse Gilberto.

Aracilba Rocha, secretária adjunta da Sead, integra o Núcleo de Modernização e disse que o seminário vai ajudar a discutir saídas objetivas para a economia de gastos como a instalação de lâmpadas inteligentes, campanhas internas de conscientização e até reformas nos sistemas elétricos mais antigos.

“A gente tem muitas outras saídas eficientes para reduzir gastos e respeitar os princípios da administração pública”, disse Aracilba. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) fará a abertura do seminário, que tem a coordenação da Secretaria de Administração.