Seminário discute adequação dos espaços públicos à Lei da Acessibilidade

Por - em 25

Discutir a adequação dos espaços públicos e privados com base na legislação que trata da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Com esse objetivo, a Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB), promove nos dias 17 e 18, no Auditório do Sebrae, o 1° Seminário de Acessibilidade.

Na abertura, no dia 17, às 19h30, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, fará a palestra “Construindo uma cidade acessível”. Na ocasião, os participantes poderão fazer o credenciamento no local, recebendo o material relativo a toda programação. A noite será encerrada com um coquetel.

Nas palestras do dia 18, serão debatidos temas como “O Ministério Público e a tutela do direito à acessibilidade”, “Inclusão de acessibilidade na política habitacional” e “Acessibilidade como estratégia para inclusão”. Empresas que desenvolvem materiais e equipamentos voltados a uma arquitetura acessível farão exposição dos produtos.

Para a diretora da Divisão de Análise e Licenciamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Rafaela di Lascio, o seminário é uma oportunidade de abordar temas que despertem a consciência para a construção de uma sociedade inclusiva. “A questão da acessibilidade precisa ser amplamente discutida, garantindo a todos os cidadãos a autonomia nos espaços de lazer, consumo e trabalho”, afirma.

O evento está inserido na semana dedicada aos portadores de necessidades especiais e conta com apoio do Ministério Público, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Secção Paraíba.