Seminário discute o tratamento da Aids e co-infecções, nesta 5ª

Por - em 24

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da seção de DST/AIDS, realiza nesta quinta-feira (27) das 8h30 às 17h, no Hotel Netuanah, o I Seminário Municipal de Adesão ao Tratamento da AIDS e Co-infecção. O objetivo é discutir a política de adesão ao tratamento da AIDS com os profissionais dos Serviços de Referência e Distrito Sanitário.

De acordo com o coordenador da Seção de DST/AIDS do município, Roberto Maia, é importante que os profissionais da rede de saúde tenham informação de como encaminhar as pessoas aos serviços de referência e também de como deve ser o tratamento das co-infecções como tuberculose, hepatite e toxoplasmose, está ultima transmitida por gatos domésticos e que afeta o cérebro e a visão.

Os serviços de referência para o tratamento da AIDS no município funcionam no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em Jaguaribe e Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde existe um tratamento especializado para gestantes.

Roberto Maia explicou que o Governo Federal e município têm investido bastante na prevenção da AIDS e no acompanhamento dos pacientes com HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ele informou que no próximo ano mais sete procedimentos cirúrgicos serão adotados nos hospitais Clementino Fraga e Universitário (HU), entre eles a aplicação da prótese de silicone para a região das nádegas, lipoaspiração na região abdominal e redução da mama.

O Governo Federal, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES), também distribui a medicação anti-retro virais para combater o vírus HIV. Já os medicamentos para as co-infecções são adquiridos e distribuídos pela SMS e SES.

No segundo semestre do próximo ano, a SMS irá implantar uma academia especial no setor de fisioterapia no CAIS de Jaguaribe, destinada a portadores do vírus HIV com Lipodistrofia. Segundo Roberto Maia, o objetivo será ajudar na melhoraria a saúde e na qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus.

Programação

8h30 – Acolhimento dos participantes

9h – Abertura do evento com gestores da Secretaria de Saúde do Município (SMS)

09h20 – Conversa Afiada: ‘Refletindo sobre a Aids e co-infecções’
Coordenação do Curso de Medicina da UFPB – Severino Ramos
Enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – Lúcia de
Fátima Lins Lucena
Representante das Cidadãs Positivas – Rosângela Vital

12h às 14h – Almoço

14h – Conversa Afiada: ‘Construindo Políticas Públicas sobre Adesão ao Tratamento da Aids’, pela infectologista do HU Lauro Wanderley, Joana D’arc, mais o representante da Missão Nova Esperança – Victor Burity

15h30 – Coffe break

16h – Encaminhamentos da Política de Adesão ao Tratamento da Aids

16h30 – Avaliação do Seminário de Adesão ao Tratamento da Aids e Co-infecção.