Seminário discute visibilidade lésbica em João Pessoa

Por - em 60

A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (10) o II Seminário de Visibilidade Lésbica do Município de João Pessoa. O evento aconteceu no Auditório do Hospital Santa Isabel. O objetivo é dar visibilidade às mulheres lésbicas da Capital, no intuito de garantir seus direitos nos diversos espaços sociais, como escolas, rede de saúde e comunidades.

Segundo Roberto Maia, chefe do Centro de Testagem de DST/AIDS, o machismo ainda está ligado ao preconceito que afeta mulheres que mantém uma relação homo afetiva. “Ainda ouvimos muitos homens falando que essas mulheres não estão numa relação heterossexual por não encontrarem o homem certo, não levando em conta a orientação sexual dessas mulheres”, contou Roberto.

Durante o evento foram levantadas questões como o enfrentamento da lesbofobia nas escolas, abordagem policial e acolhimento nas delegacias, acolhimento e prevenção às lésbicas e bissexuais nas Unidades de Saúde da Família e violência e vulnerabilidade.

O encontro ainda teve como finalidade realizar grupos de trabalhos para avaliar as ações da última Conferência LGBT e propor ações para a Conferência Municipal LGBT, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro de Capacitação de Profissionais (Cecapro), na Beira Rio.