Seminário sobre Educação e surdez tem início nesta terça-feira em JP

Por - em 17

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), dá inicio nesta terça-feira, 1º de setembro, a partir das 8h, ao Seminário sobre Educação e Surdez. A abertura do evento acontecerá no Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú, com a palestra “A importância da Libras no Contexto Escolar, Social e Familiar” ministrada pela professora Karin Strobel, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), do Rio de Janeiro.

Devem participar do seminário cerca de 350 profissionais entre professores, especialistas e interpretes que trabalham com alunos surdos nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Bayeux, Santa Rita, Sapé, Cabedelo e Caapora. Esses profissionais foram convidados a participar do Seminário com o objetivo de compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à surdez e à educação de surdos.

O evento será realizado em parceria com o INES, que é uma referência mundial no atendimento a alunos surdos. Neste primeiro dia do evento estão programadas palestras sobre Políticas Públicas Educacionais, Legislação e Contexto Social e Familiar; o Cidadão Surdo, Informática Educativa e Tecnologias Assistivas, Qualificação e Encaminhamento Profissional. Na quarta-feira (2) serão ministradas palestras de acordo com os segmentos educacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º Segmento, Ensino Fundamental – 2º Segmento, Educação de Jovens e Adultos e Arte-Educação para pessoa surda. No terceiro e último dia do evento estão previstas as realizações de oficinas com as mesmas temáticas das palestras.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino atende 75 alunos surdos que estão inseridos em salas regulares das escolas Índio Piragibe, Durmeval Trigueiro, Anayde Beiriz, João Santa Cruz, Zulmira de Novaes e Leonel Brizola.