Seminário sobre resíduos quer desmistificar conceito de lixo

Por - em 59

O segundo dia do Seminário Metropolitano sobre Gerenciamento de Resíduos, Coleta Seletiva e Reciclagem, iniciado nessa quarta-feira (26), no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), teve início com a palestra ‘Gestão integrada municipal e intermunicipal de limpeza’, proferida por técnicos da Emlur, e com a abertura das oficinas de gerenciamento de resíduos. O evento é promovido pelo Fórum da Cadeia Produtiva do Ciclo da Reciclagem e pela Associação Comunitária de Educação Popular (Acep), com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Segundo o presidente da Acep, Maurício Vicente de Morais, o seminário está tendo a participação esperada pela organização, com mais de 200 pessoas representando os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, UFPB, UFCG, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR), associações e cooperativas de catadores e também estudantes de gestão ambiental e de engenharia de meio ambiente, entre outros. “A sociedade civil precisa ver a cadeia produtiva da reciclagem de resíduos como um meio de promover inclusão social e desenvolvimento sustentável, dois conceitos muito visados atualmente”, diz ele.

Morais diz também que há avanços na gestão sustentável dos resíduos, mas ressalta que o tema precisa ser entendido como uma mudança de paradigmas, desde o consumo até o descarte. “Temos de desmistificar o conceito ‘lixo’, com responsabilidade ambiental no que diz respeito ao destino final dos resíduos”, acrescenta. Para ele, o seminário acontece em consonância com uma preocupação discutida em eventos ambientais de todo o planeta, e por isso deve ser debatido por atores governamentais, não-governamentais e da sociedade em geral.

Trabalhos técnicos, palestras, debates, oficinas, painéis temáticos, grupos de discussão e atividades culturais estão entre as atividades do seminário, que acontece até a tarde desta sexta-feira (28), com a apresentação dos trabalhos e oficinas desenvolvidas nestes três dias.