Seminário sobre Sérgio Castro Pinto reúne professores do município

Por - em 28

Mais de 200 professores da Rede Municipal de Ensino estão participando durante toda esta terça-feira (02), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), do seminário “Sérgio de Castro Pinto, diálogos poéticos na escola”. O evento faz parte da programação do Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto, realizado pela Secretaria de Educação e Cultural (Sedec), que traz em sua programação exibição de vídeos, palestras e leituras dramáticas das obras do poeta homenageado.

O seminário teve início com a exibição do documentário “O Apanhador de Versos”, sobre o poeta paraibano, produzido pela TV Cidade de João Pessoa, sendo realizada também uma explanação sobre o vídeo. Em seguida, o professor Expedito Ferraz ministrou uma palestra sobre Sérgio de Castro Pinto. Na oportunidade, foram apresentados aos professores presentes alguns trechos das obras do autor e como esses conhecimentos podem ser levados para as salas de aula.

“Preparar os professores da rede municipal para repassar toda a obra do poeta Sérgio de Castro Pinto, em especial o livro “Zôo Imaginário”, é o principal objetivo deste seminário” comentou Dione Marques de Figueiredo, diretora do Departamento de Planejamento, Avaliação e Articulação da Sedec. “Toda a programação foi pensada buscando aprofundar os conhecimentos sobre as fontes de pesquisa que serão levadas para as escolas e trabalhadas nas produções durante todo o ano”, disse.

A programação no período da tarde teve início com a leitura dramática de poemas de Sérgio de Castro Pinto, pela atriz e professora de teatro Marinalva Rodrigues. Logo depois a temática da poesia voltou a ser aprofundada, durante a palestra “A poesia na sala de aula como proposta interdisciplina”, ministrada pela professora Claurência Silveira. As atividades do seminário foram encerradas com um debate com todos os participantes.

A professora de língua portuguesa da escola municipal Presidente João Pessoa, Larissa Pontes, participou durante todo o dia das atividades promovidas pelo seminário e lembrou a importância de eventos como este. “Durante o Ano Cultual iremos preparar diversas produções relacionadas às obras de Sérgio de Castro Pinto e, sem dúvida, ter acesso a esses recursos repassados pelos professores ministrantes do seminário será muito válido, pois serão eles que nos servirão de subsídio para guiar os alunos que participaram dos prêmios “Estudante Destaque”, com a produção de poesias com o tema “Uma viagem pelo mundo animal”, e o de ‘Ilustração’, no qual será realizada a representação gráfica de poesias”, enfatizou a professora.