Seminário vai debater ações dos CRAS nos bairros da Capital

Por - em 29

Começa nesta quarta-feira (7) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Gramame, o “I Seminário da Rede Local: Intersetorialidade para Inclusão Social”. O evento acontecerá durante dois dias e está sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A expectativa é reunir profissionais que atuam nas diversas políticas públicas de cada um dos bairros onde estão instalados os centros de referências.

De acordo com a diretora de Assistência Social da Sedes, Francisca Fernandes Vieira, o objetivo do seminário é o de fortalecer e ampliar a rede local (ongs, entidades filantrópicas) para construção de uma plano intersetorial de ações, potencializando a família e a comunidade para a garantia da inclusão social.

Francisca Fernandes Vieira explica que muitas vezes o indivíduo apresenta algum problema de saúde e que o problema pode remeter a ausência de condições sócio-econômicas, conflitos intra-familiares, violência doméstica, entre outros. “Se houver uma intervenção articulada com outros serviços ali existentes, teremos condições de atender melhor este indivíduo, apresentando maior capacidade de resolver o problema ou situação. Os CRAS têm a responsabilidade de articular todos os serviços, instituições e entidades que prestam algum atendimento a comunidade”, falou.

Segundo a diretora, discutir a intersetorialidade atualmente se mostra como uma necessidade latente, quando trabalhamos com famílias em situações de vulnerabilidade social, tendo em vista as diversas faces que perpassam esse fenômeno. “Desejamos através destes Seminários, apresentar um plano de intervenção local para atender as demandas específicas de cada região e com isso fortalecer os CRAS, que são considerados a porta de entrada dos serviços da Assistência Social e potencializar a rede local”; concluiu Francisca.

Programação do evento:

Quarta-feira (7)
Sistema Único de Assistência Social – SUAS, CRAS e a Vigilância SocialPolítica de Intersetorialidade (fundamento da intersetorialidade )

Quinta-feira (8)
Apresentação dos serviços a programas da rede local;
Construção do plano intersetorial de ações com a rede local;
Criação de Agenda mensal de reuniões com a rede;
Construção de uma rede de comunicação das redes locais;

Agenda dos próximos seminários:
Cristo – 14 e 15 de outubro
Mandacaru – 21 e 22 de outubro
São José – 4 e 5 de novembro
Alto do Mateus – 10 e 11 de novembro
Cruz das Armas – 25 e 26 de novembro
Ilha do Bispo – 2 e 3 de dezembro
Valentina – 9 e 10 de dezembro