Semob adquire caminhão para agilizar pintura das vias na cidade

Por - em 292

Sinalização horizontal

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), adquiriu um caminhão específico para pintura de sinalização horizontal (linhas, marcações, símbolos e legendas) nas vias da cidade. Equipado com maquinário moderno, o veículo – agora próprio da Autarquia – vai possibilitar a realização do serviço com mais rapidez, quando as vias forem recapeadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Com essa iniciativa, a PMJP objetiva melhorar cada vez mais a sinalização da cidade, prestando um trabalho eficiente e garantindo segurança aos condutores e pedestres. “Com a compra do equipamento, não vamos depender apenas das empresas contratadas, que muitas vezes não atendem as demandas com celeridade”, disse o diretor de operações, Cristiano Queiroz.

A aquisição desse caminhão adaptado, para usar como máquina de sinalização viária, vai permitir que a Semob realize o serviço de pintura das vias por conta própria e de forma mais eficiente. Dessa forma, a Autarquia vai fazer tanto a sinalização de vias que foram asfaltadas ou recapeadas, quanto à manutenção da pintura desgastada. Uma equipe da Divisão de Sistema Viário (DSV) está sendo treinada para operar o equipamento, que já começou o trabalho.

Ritmo acelerado – A Semob informa que o período de chuvas frequentes contribuíram para diminuir o serviço da pintura viária horizontal, que só pode ser feito com o asfalto seco e aquecido. A sinalização só pode ser realizada após vários dias ininterruptos de sol, para que o material tenha a aderência adequada no pavimento, principalmente no caso da pintura a quente (termoplástica).

Agora, com a aproximação do verão, as equipes de sinalização intensificaram a pintura de vias e lombadas físicas em diversos bairros.  Os serviços de pintura de faixa de pedestre e do eixo da via, para separar fluxos opostos, já estão sendo realizados na avenida Josefa Taveira e nas ruas Elias Pereira de Araújo, Euclides Neiva, Benvenuto Gonçalves e prefeito Alberto Moreira Coutinho (em Mangabeira). Os eixos da via e ciclofaixas estão sendo pintados nas avenidas Antônio Mariz, em Quadramares; Panorâmica, no Altiplano e na rua Adalgisa Carneiro, acesso que liga Valentina ao Geisel – Cuiá.

A sinalização de eixo, ciclofaixa e faixa de pedestres também será feita em sete vias da Mangabeira VIII. São elas as ruas Maria Regina Martinha, avenida Jatobá, Jorge Lucena, Tenente Antônio L. Pessoa, Coronel Calixto, Leopoldo Pereira Lima e Diógenes Gomes. Também serão pintados o eixo e as faixas de pedestre na Praça 1817, avenida Visconde de Pelotas, avenida João Machado, rua Nina Lima, rua São Miguel e rua Índio Piragibe.

Balanço – Só nos meses de junho e julho foram sinalizadas 37 lombadas físicas, cinco faixas de pedestres e 29 vagas de estacionamentos exclusivos para deficientes e idosos na Zona Azul. O serviço também incluiu a pintura de 17 zebrados e mais 892 metros de marcação viária – divisores de fluxo, demarcação de área de táxi, moto, estacionamento, carga e descarga.

Informações sobre pintura de vias as pessoas devem ligar para o Disque Semob 0800 281 1518 ou 3218 -9330/ 9336 (no horário comercial).