Semob apresenta Plano de mobilidade para representantes do MPE

Por - em 65

A redução do número de ônibus circulando nos principais corredores de João pessoa, do tempo de viagem para os usuários de transportes coletivos, da quantidade de veículos na área central e da emissão de poluentes são alguns dos resultados esperados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) quando o plano de mobilidade urbana para a cidade estiver concluído. Nesta sexta-feira (11), o superintendente da mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade, fez uma apresentação do projeto para representantes de diversas entidades no auditório do Ministério Público do Estado (MPE).

Durante a palestra, o superintendente detalhou o projeto e respondeu questionamentos dos participantes. Para execução do plano em João Pessoa, já foram garantidos recursos na ordem de R$ 188 milhões do Governo Federal, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – Mobilidade Grandes Cidades. “Os recursos serão investidos na modificação do sistema de transporte público, priorizando a circulação dos ônibus em quatro corredores, elevando a qualidade do serviço para o usuário, e preparando a cidade para o futuro”, informou Nilton.

Projeto – Entre as obras a serem executadas estão intervenções nas avenidas Cruz das Armas, 2 de fevereiro, Dom Pedro II e Epitácio Pessoa, que contarão com faixas exclusivas para transporte público, onde circularão os chamados Bus Rapid Transit (BRT), que são veículos articulados e bi-articulados. Também serão construídos terminais de integração em pontos estratégicos dos três primeiros corredores e um terminal de integração metropolitano no Varadouro. Essas intervenções no sistema de transporte vão beneficiar 84% dos bairros da cidade, contemplando 91% da população da capital paraibana.

Opiniões – O curador do Cidadão, Valberto Cosme de Lira, e o curador do Consumidor, Leonardo Pereira de Assis, disseram que ficaram satisfeitos com a apresentação. “O projeto é muito interessante e demonstra como a Prefeitura está preocupada com a questão da mobilidade urbana. Com certeza vai melhorar a nossa cidade”, disse o curador do Consumidor, Leonardo Pereira.

Nilton Pereira ressaltou que atendeu ao convite do MPE para apresentar o plano, mas destacou que estão previstos outros eventos para divulgar essas intervenções junto à população.

Participantes – Estiveram presentes na palestra representantes do Ministério Público Estadual, Policia Rodoviária Federal (PRF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhoneiros, Escolares, Auxiliares de Condutores na Paraíba e Procon-PB.