Semob ativa semáforo para pedestre em frente à USF do Cuiá

Por - em 1130

semob_semaforo_cuia_foto_adrianofranco_ (34)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), ativou nesta segunda-feira (26) o semáforo de controle de pedestres na rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, em frente à Unidade de Saúde da Família, no Cuiá.

A Semob atendeu a reivindicação dos moradores após realizar uma análise técnica no local e verificar a necessidade de instalação de um semáforo para pedestre com botoeira sonora. O equipamento opera para os veículos que trafegam na via, de maneira que os pedestres possam atravessar com mais segurança.

Esse é o 26° semáforo que a PMJP instala com controle de pedestres, dos quais 14 são sonoros, o que facilita para as pessoas com deficiência visual.

Moradores aprovam – Com a ativação do semáforo para pedestre, o risco de atravessar a rua Adalgisa Carneiro Cavalcante ficou muito menor para os moradores. O administrador Jailson Xavier parabenizou a PMJP pela iniciativa de implantar o semáforo de botoeira. “O equipamento é muito importante. A travessia ficou mais segura”, disse Jailson, que mora no bairro há seis anos.

Quem compartilhou da mesma opinião foi a dona de casa Ana Paula da Silva, que utilizou pela primeira vez o semáforo ao levar a filha de 9 meses à USF do Cuiá. “Antes tínhamos muita dificuldade em atravessar, pois o fluxo de veículos é muito intenso. Ficou muito melhor, mais seguro”, ressaltou.

A equipe de educação da Semob foi acionada para o local para orientar motoristas e pedestres sobre o novo equipamento. “Muitas pessoas não sabem utilizar a sinalização e precisam de uma orientação”, disse Maria Aparecida Ferreira, que faz parte da equipe.semob_semaforo_cuia_foto_adrianofranco_ (65)

Semáforo sonoro – Esse tipo de semáforo é diferenciado porque possui um botão que o pedestre deve acionar antes de iniciar a travessia, sempre utilizando a faixa de pedestres. Quando pressionada a botoeira de comando, o equipamento emite um som por bips intermitentes avisando ao pedestre que o sinal está verde para travessia.

São 30 segundos para o equipamento fechar para os veículos e 15 segundos para que o pedestre realize a travessia. O pedestre só precisa acionar a botoeira do semáforo apenas uma vez para não danificá-la.

O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção ou de um trecho de fluxo intenso, como é o caso da via principal do Cuiá.

Serviço – Para solicitar a implantação de sinalização vertical (placas), horizontal (pintura na via) ou equipamento (semáforo), o cidadão deve encaminhar uma solicitação a Semob pedindo uma visita técnica ao local. Para mais informações basta ligar para os seguintes números: 3218- 9352/ 9330/ 9348 ou 9336.