Atalhos


Semob divulga plano de mobilidade para o Réveillon 2013
28 dez 12

A- A A+

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu, nesta sexta-feira (28), o plano especial de mobilidade para a festa de Réveillon na orla marítima da Capital, para garantir o acesso seguro da população à festa da virada ano.

O trecho da Avenida Almirante Tamandaré, compreendido entre a Rua Helena Meira Lima (Tambaú) e a Avenida Adolfo Loureiro (Cabo Branco), bem como todo o seu entorno, será bloqueado ao tráfego de veículos já a partir das 16h da segunda-feira (31), privilegiando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

Contingente – A Semob vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para fiscalizar o trânsito e orientar os condutores de veículos sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas. O transporte coletivo também receberá atenção especial da Semob.

A Diretoria de Operações (Diope) escalou 25 agentes de mobilidade para orientar usuários de ônibus e operadores do sistema acerca dos pontos de parada provisórios, em função das alterações de circulação do trânsito nas ruas próximas ao evento. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas participem da festa.

O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e carros de apoio ao evento.

Operações Integradas – Na Rua Índio Arabutan, próximo à Avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá á disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento (Samu, Polícia, Semob, Bombeiros, Seinfra etc), para facilitar o atendimento às pessoas que necessitarem dos serviços desses órgãos.

Acesso – Quem vier dos bairros da Zona Sul utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terá que descer por uma via até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida, utilizada com sucesso no ano passado, evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. Agentes estarão no local para orientar os motoristas.

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Avenida Nego, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população.

Da Avenida Cairu até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira). Os motoristas terão como opção para estacionamento a Rua Monsenhor Odilon Coutinho, Avenida Buarque, Avenida Maria Elizabeth, Rua Osíris Di Belli, Gilvan Muribeca, José Ramalho Brunet e Rua Tabelião Antônio Carneiro.

Com a interdição das ruas, a Semob orienta os motoristas a não circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa), disciplinando o trânsito no giradouro que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa, e no semáforo da Epitácio Pessoa com a Professora Maria Sales.

Transporte – O esquema de ônibus foi feito de forma a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital. A Semob solicitou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Teteu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após as 22h, passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes e Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

104 – Bairro das Indústrias

108 – Alto do Mateus

118 – Valentina/Paratibe/Mussumago

504 – Mandacaru

109 – Rua do Rio

 

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo

511 – Tambaú

513 – Tambaú/Bessa

5600 – Mangabeira/Shopping

5603 – Mangabeira/Shopping

5605 – Mangabeira/Shopping

701 – Alto do Mateus

116 – Colinas do Sul

2501 – Colinas do Sul/Rangel.

Linhas que também circularão à noite até 5h da manhã:

  • As Circulares 1500 e 1510 deverão fazer o itinerário pelo Terminal de Integração do Varadouro (TIV), das 20h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro.
  • As Circulares 5100 e 5110 estarão passando pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.
  • As linhas 510-Tambaú e 507-Cabo Branco estarão operando durante o evento com carros extras para atender os usuários.