Semob e ciclistas se unem pela segurança nas ciclovias e ciclofaixas da Capital

Por - em 87

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) tomou a iniciativa de convidar representantes de grupos de ciclistas para conversar sobre os problemas enfrentados por eles nas ruas da cidade e também ouvir as demandas para dar mais segurança àqueles que usam a bicicleta como meio de transporte. O encontro ocorreu esta semana, na sede da Semob.

Defensor da inserção da bicicleta no espaço urbano, o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, destacou as ações que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está promovendo para atender as necessidades de deslocamento da população, o que inclui os ciclistas. “Nosso objetivo é atender as necessidades de deslocamento da população priorizado o transporte coletivo e apostando no transporte não motorizado com a elaboração do PAC da Mobilidade”, afirmou.

Os ciclistas fizeram questão de apontar as vantagens do uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte em João pessoa. Segundo eles, além de a Capital paraibana ser plana e ter espaços amplos para pedalar, ela é muito representativa no ciclismo (esporte) e referência nacional no comércio desse equipamento. O grupo aproveitou para listar as reivindicações que consideram mais urgentes no momento.

Ciclovias e ciclofaixas – Atualmente, João Pessoa conta com 25.352,20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na rota do Valentina/Cuiá (Rua Adalgisa C. Cavalcante até interseção com a Rua Radialista Newton Júnior); Altiplano Cabo Branco (Rua João Cirilo da Silva trecho entre as ruas Ricardo Albuquerque Campos até a Iracema Guedes Lins); no Viaduto Cristo Redentor até a Praça Iemanjá (Avenida Hilton Souto Maior) e na orla do Cabo Branco e Tambaú (Avenida Cabo Branco e Avenida Almirante Tamandaré).

Estão em fase de implantação 4,7 quilômetros de ciclofaixas no Valentina Figueiredo. O projeto de expansão da prefeitura prevê 111,7 quilômetros de malha cicloviária em toda a cidade.

Além do superintendente da Semob, participaram da reunião alguns diretores e o secretário de Esportes, Thiago Pacheco. Representando os ciclistas estavam a Federação Paraibana de Ciclismo, os proprietários de lojas de bicicletas e grupos que usam o equipamento para passeios e aventuras. Durante o encontro, eles apresentaram reivindicações, ideias e sugestões.