Semob implanta 18 km de sinalização em ruas e avenidas na Zona Sul

Por - em 49

Com o objetivo de dar mais segurança aos pedestres, condutores e reduzir os riscos de acidentes com a diminuição da velocidade dos veículos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) está implantando 18 km de sinalização viária em bairros da Zona Sul da Capital.

Nesta quarta-feira (21), por exemplo, os serviços de pintura do eixo da via e a implantação de tachões foram realizados na Avenida Mariângela Lucena Peixoto, no Valentina, uma das mais movimentadas do bairro. Essa via também ganhará vagas para estacionamento. Foram concluídas as pinturas de 25 faixas de pedestres, proporcionando mais segurança para as pessoas na travessia que tem um fluxo considerável de veículos, e a instalação de 16 lombadas físicas.

“A pintura da faixa de pedestre foi importante para nós moradores. O tráfego de veículo é intenso nessa área, e os condutores só param para o pedestre se tiver uma faixa”, disse a secretária Patrícia Leandro, que mora na Rua Olívia Leonor de Carvalho, elogiando o trabalho feito pela Semob.

Esta semana, o trabalho de pintura continuou no Valentina Figueiredo, Paratibe e Mussumagro. A nova sinalização viária vai melhorar a visualização dos sinais de trânsito pintados na via, resultando em mais segurança para os condutores de veículos e pedestres. Só no Valentina, que teve ruas e avenidas recapeadas pelo governo municipal, são 4,7 km de sinalização e ciclofaixas. As ciclofaixas privilegiam a circulação segura de ciclistas no perímetro urbano evitando acidentes.

Outros bairros – Na Rua do Cedro, em Mussumagro (que ganhará 1,76 km de sinalização), também já foram realizados os serviços de pintura do eixo da via, da faixa de pedestre e implantação de tachões.

Dentro da programação já foram contemplados com sinalização viária o Loteamento Nova Mangabeira e a Cidade dos Funcionários. Na próxima semana, o serviço chegará aos bairros do Geisel, Água Fria e Oitizeiro.

“Esperamos terminar o serviço o mais rápido possível para melhorar o ordenamento do fluxo de veículos, proporcionando um trânsito mais seguro para a população”, afirmou o chefe da divisão de desenvolvimento de projeto da Semob, Marco Monteiro.

As vias estão sendo beneficiadas com sinalização horizontal entre pinturas de faixas de pedestres, linhas de eixo (linha que divide a via), e de bordo; pintura de zebrado, tachões, linhas de canalização e pintura de ciclofaixas. A sinalização vertical (como placas indicativas de vias preferenciais, de alinhamento, placas com legendas de ‘Pare’ e ‘Bicicletas’) também será revitalizada.

Importância – Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o objetivo da sinalização horizontal (que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas pintadas sobre o pavimento das vias) é organizar o fluxo de veículos e a melhor visualização dos condutores, ciclistas e pedestres.

O material usado para a execução do serviço é do tipo acrílica mecânica, com cor amarela, branca e vermelha nas dimensões especificadas pelo Manual de Sinalização de Trânsito (vol. IV), conforme exigência em norma.

Confira a relação das vias beneficiadas com a sinalização:

Rua Manuel Furtado Lacerda – Nova Mangabeira

Rua Severino Dias de Oliveira – Nova Mangabeira

Avenida Maria Inês C. de Oliveira – Nova Mangabeira

Rua Sibipiruna – Nova Mangabeira

Avenida Oscar Lopes Machado – Paratibe

Rua Comendador Félix Cahino – Paratibe

Rua Poeta Humberto Maul – Paratibe

Rua Telegrafista Chateaubriand B. Filho – Paratibe

Rua dos Limoeiros – Mussumagro

Rua das Oliveiras – Mussumagro

Rua Arcoverde – Mussumagro

Rua do Cedro – Mussumagro

Rua Maria Ana Nunes – Mussumagro

Avenida Flodoaldo Peixoto – Valentina

Rua Mariângela Lucena Peixoto – Valentina

Rua Avelina dos Santos – Valentina

Rua Emilia de Mendonça Gomes – Valentina

Rua Aberlado Targino da Fonseca – Geisel

Rua Rita Carneiro Diniz – Geisel

Rua Vicente Cozza – Geisel

Rua Durval de Albuquerque – Geisel

Rua Tabelião José Souto Lima – Geisel

Avenida Adalgisa Carneiro Cavalcante – Água Fria

Avenida Mauricio Furtado – Oitizeiro

Praça Lauro Wanderley – Oitizeiro

Rua Barechal Ernani – Oitizeiro

Rua São Benedito – Oitizeiro

Rua Manuel Luiz de Lima – Oitizeiro

Rua Santa Tereza – Oitizeiro.