Semob implanta binário no Bairro das Indústrias neste sábado

Por - em 166

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa vai alterar a circulação das ruas Monte Sinai, Da Tecnologia, Abdias Abdon Araújo, Da Prosperidade, Do Progresso e Da Produção, no Bairro das Indústrias, neste sábado (23). Essas ruas, que atualmente têm tráfego de veículos circulando em mão-dupla e pista simples, passarão a formar um binário e terão circulação em sentido único com pista dupla.

A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), já realizou o asfaltamento de todas as ruas que formarão o binário. A Diretoria de Planejamento (Diplan) da Semob fez todo o projeto de sinalização que vai orientar o fluxo de veículos no binário, e a Divisão de Sistema Viário (DSV) do órgão já executou a implantação da sinalização com a instalação de placas indicativas e de advertência e a pintura no pavimento de divisores de fluxos em toda a extensão do binário.

O sistema de circulação por binário, além de proporcionar mais fluidez ao tráfego, também gera mais segurança para veículos e pedestres. Na hora de fazer a travessia, os pedestres terão que observar o fluxo em apenas um sentido de circulação, reduzindo o risco de atropelamentos. Também para os veículos não vai haver a possibilidade de colisões frontais, extremamente graves, motivadas por ultrapassagens mal calculadas.

Transporte coletivo – Com o binário, os pontos de parada do ônibus das ruas Da Produção e Do Progresso serão relocados, adequando as distâncias entre uma e outra parada em relação à extensão dessas ruas e facilitando o embarque e o desembarque dos usuários do transporte público.

Durante os primeiros dias de implantação do binário, equipes de educação para o trânsito e agentes de mobilidade urbana estarão no local para orientar os condutores de veículos e usuários do transporte coletivo sobre as mudanças e evitar transtornos ao trânsito no início da operação do binário no Bairro das Indústrias.

Investimentos na mobilidade urbana – O Projeto Caminho Livre da PMJP está investindo em ações estruturantes no sistema viário em toda a cidade, beneficiando a população com um trânsito mais fluente, qualidade na mobilidade urbana e, principalmente, no transporte público coletivo, que vai receber ainda mais investimentos do governo municipal, reduzindo o tempo de viagem nos deslocamentos por ônibus urbano e incentivando as pessoas a deixar o seu veículo particular em casa e aderir ao transporte coletivo.

Mais informações sobre o binário podem ser obtidas na Central de Informações (Cerin) da Semob, pelo 0800-281-1518 (ligação gratuita).