Semob intensifica ações educativas para mudar comportamento de motorista e condutores

Por - em 102

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa aposta na educação para mudar o comportamento de condutores e pedestre, reduzindo riscos de acidentes na travessia de ruas e avenidas. Por isso, desde o final de maio foram intensificadas as ações educativas nas faixas de travessia de pedestres na orla marítima e no Centro da cidade.

Na próxima sexta-feira (8), a equipe de educadores realiza atividades na faixa de pedestre no anel externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa), em frente à loja C&A, onde há um intenso fluxo de pedestre. Neste mês junho as ações estão programadas para acontecer até o dia 27.

As equipes de educadores estão conscientizando as pessoas sobre os cuidados indispensáveis para uma travessia segura na faixa, tanto por parte do pedestre quanto do condutor. O trabalho se concentra na orientação da população e distribuição de panfletos, adesivos e cartazes.

Respeite a Faixa – A chefe da Divisão de Educação (DIED) da Semob, Gilmara Branquinho, informou que essas campanhas são constantes desde 2005, quando foi implantado na cidade o programa de travessia segura com a campanha ‘Respeite a Faixa. Faça sua Parte’. A partir de agora, o trabalho educativo volta a ser intensificado pelo órgão para reduzir os riscos de acidentes.

“Estamos trabalhando com mais intensidade e disponibilizando um número maior de pessoal nas campanhas. O nosso objetivo é que a cada dia os pedestres procurem fazer a sua travessia sempre na faixa, e que os motoristas respeitem esse importante instrumento de cidadania, uma simples questão de educação”, ressaltou Gilmara Branquinho.

Aprovação – A população de João Pessoa apoia a campanha da faixa de pedestres e destaca a importância dessas ações realizadas pela Semob para dar mais segurança ao trânsito da cidade. O motorista de táxi Leonardo Rodrigues, 46 anos, disse que como a campanha já vem de muitos anos melhorou bastante o relacionamento dos condutores e pedestres, mas a orientação precisa ser contínua e em toda a cidade. “O pedestre tem que se mostrar mais visível e que faça o sinal com a mão para que os motoristas possam parar na faixa”, enfatizou.

A moradora de Cabedelo, Patrícia Anselmo, 34 anos, comentou que as orientações são necessárias, pois ainda existem pessoas que não fazem de maneira correta a travessia da faixa. “A campanha é ótima e vejo que os condutores estão mais educados em relação há anos atrás, onde não se via esse costume aqui na capital paraibana”, disse a técnica de enfermagem.

Normas – O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando determina que ao cruzar a pista de rolamento, o pedestre deve tomar precauções, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos. João Pessoa conta, hoje, com aproximadamente 1.200 faixas de travessia para pedestre.

Algumas dicas para realizar uma travessia segura em faixa sem semáforo:

Pedestre:
– Coloque-se em um lugar visível ao condutor.
– Aguarde na calçada o momento certo atravessar a rua.
– Acene com a mão pedindo passagem.
– Aguarde a parada dos veículos.
– Atravesse sobre a faixa com passos firmes.
– Agradeça ao condutor .

Condutor:

– Reduza a velocidade ao se aproximar da faixa.
– Observe se há pedestre na faixa ou próximo a ela.
– Para antes da linha de retenção.
– Só siga quando o pedestre concluir a pedestre.

Confira as datas e os locais onde às ações serão realizadas no mês de junho:

8/06 – Parque Solon de Lucena/C&A

10/06 – Marcionila da Conceição (Cabo Branco)

12/06 – General Osório/Rei dos Esportes (Área Central)

13/06 – Arrastão na Área Central

14/06 – Dom Pedro II/Mercado Central

17/06 – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes/Academia prodígio (Tambaú)

18/06 – Barão do Triunfo/Túlio Bicicletas (Área Central)

19/06 – Arrastão nos Shoppings

20/06 – Avenida Tabajaras/Bompreço

26/06 – Centro Administrativo Municipal (CAM)

27/06 – Centro Administrativo Estadual (Jaguaribe)