Semob intensifica pintura de vias e lombadas físicas na cidade

Por - em 65

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa está intensificando a pintura de vias e lombadas físicas em diversos bairros. Após o período de chuvas mais frequentes, a Divisão de Sistema Viário (DSV) mobilizou as suas equipes para agilizar os trabalhos de sinalização horizontal de ruas e avenidas – linhas, marcações, símbolos e legendas –, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nelas circulam.

Nos meses de junho e julho foram sinalizadas 37 lombadas físicas, cinco faixas de pedestres, 29 vagas de estacionamento exclusivo para deficientes e idosos, 17 zebrados e mais 892 metros de marcação viária (entre divisores de fluxos, demarcação de área de táxi, moto, estacionamento, carga e descarga etc.).

Esta semana, a Semob está realizando o serviço de sinalização na Avenida Governador Antonio Mariz, em Quadramares. A via está recebendo sinalização termoplástica (a quente) em toda a sua extensão. Na Rua Diógenes Gomes da Silva, no bairro Cidade Verde, em Mangabeira, foram pintadas quatro novas lombadas físicas na avenida principal; e na avenida contorno da Cidade Universitária – alça do Hospital Universitário (HU) – também foi feita sinalização viária. Outros locais beneficiados foram a Rua Nilo Peçanha, no Bessa; o bairro Colinas do Sul e a Avenida Panorâmica, no Altiplano Cabo Branco, com a implantação da ciclofaixa.

Além da sinalização com pintura no pavimento, as equipes da DSV também instalaram 577 tachas e tachões refletivos (mono ou bidirecionais) aumentando ainda mais a percepção do condutor quanto aos limites do espaço destinado ao rolamento da via e a sua separação em faixas de circulação, reduzindo, assim, o risco de acidentes nesses locais. Esse tipo de dispositivo auxiliar tem a finalidade de reduzir a velocidade praticada, oferecer proteção aos usuários e alertar aos condutores maior atenção.

Sol para pintar – Com o fim do período chuvoso e a proximidade do verão, a Semob dará andamento à sua programação com mais rapidez para atender a demanda, pois com o asfalto seco e aquecido é possível realizar o trabalho de pintura do pavimento sem risco de perda do material. Está programado o início da pintura viária dos principais corredores.

“Só podemos fazer a sinalização horizontal após vários dias ininterruptos de sol para que o material tenha a aderência adequada no pavimento, principalmente no caso da pintura a quente (termoplástica). Estimamos que até o fim de agosto, cerca de 30 lombadas físicas já estejam devidamente sinalizadas”, disse o chefe da DSV, Klebson França.

Sinalização vertical – Também nos meses junho e julho foram implantadas 535 placas verticais, sendo 479 de regulamentação, 42 de advertência, duas indicativas e 12 de serviços auxiliares. Um novo semáforo foi instalado na Deputado Barreto Sobrinho, em Tambiá.

Além do trabalho de sinalização, com implantação e manutenção de placas e pinturas, as equipes também realizam podas de pequeno porte com a finalidade de desobstruir a visão de placas e semáforos em vários pontos da cidade.

Informação/reclamação ou solicitação, ligar para Disque Semob, 0800 281 1518.