Semob investe na sinalização de vias em Nova Mangabeira, Cuiá e Valentina

Por - em 137

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa continua investindo na sinalização viária da capital para garantir a segurança no trânsito. Está sendo implantada a sinalização horizontal e vertical (placas), inclusive das ciclofaixas, em Nova Mangabeira, Valentina Figueiredo e Cuiá, localidades da Zona Sul.

A Diretoria de Planejamento e a Divisão de Sistema Viário (DSV) do órgão já concluíram toda a sinalização horizontal da rua Sibipiruna, no trecho entre a avenida Maria Inês Caetano de Oliveira e rua Oscar Lopes Machado, em Nova Mangabeira, recentemente pavimentada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A via já recebeu pintura no pavimento e tachões refletivos para dividir o fluxo da rua, faixas para travessia de pedestres e ganhou 1,8 km de ciclofaixa para circulação de ciclistas. Ao longo da ciclofaixa foram pintados os símbolos indicativos da ‘bicicleta’, para orientar os moradores e os próprios ciclistas.

Na rua Sibipiruna também foi implantada a sinalização vertical (placas) e os pontos de parada de ônibus relocados para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, ficando sempre após a faixa de travessia de pedestres.
Valentina e Cuia – No bairro Valentina de Figueiredo, a sinalização horizontal está sendo concluída. Já foram revitalizadas faixas de pedestres, pintura do eixo, implantados tachões, faltando ser concluídas apenas à pintura das ciclofaixas e do estacionamento. Só no Valentina serão 4,7 quilômetros de ciclofaixas. A sinalização do trecho do Cuiá, que liga o bairro do Valentina ao Ernesto Geisel, também está sendo revitalizada.

Ciclofaixas – A implantação de ciclofaixas em Nova Mangabeira e no Valentina Figueiredo faz parte do projeto cicloviário da PMJP, que tem como objetivo criar uma rota cicloviária com 111,7 km de extensão ligando bairros da cidade para aumentar a segurança dos ciclistas.

Investimentos – A PMJP, por meio da Semob, realiza constantemente investimentos na segurança viária da capital, tanto no planejamento e implantação de nova sinalização, quanto na manutenção e revitalização da sinalização já existente. As equipes da Semob estão trabalhando em diversos pontos da cidade. Recentemente foi implantada toda a sinalização da rua Matos Cardoso, no Castelo Branco, asfaltada para formar binário com a via principal do bairro. Em Jaguaribe, a rua das Trincheiras recebeu nova pintura e implantação de tachões, além da revitalização das faixas de pedestre.

A PMJP vem trabalhando no recapeamento de ruas em toda a cidade. A Semob explica que para realizar a sinalização (pintura de eixo e faixas de pedestre) nessas vias é preciso esperar a ‘cura’ do asfalto, tempo necessário para o esfriamento e secagem da manta asfáltica, que dura em média 15 dias.

Outros bairros – O serviço de revitalização e pintura de vias e implantação de novas placas também vai contemplar os bairros do Ernesto Geisel, Água Fria e Oitizeiro. Ao todo, são 18,98 km de sinalização nos bairros da Zona Sul.