Semob-JP atende a 128 ocorrências e 162 planos de apoio a blocos durante o período carnavalesco

Por Nadja Dias - em 146

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) divulgou, nesta segunda-feira (11), um balanço das operações que foram realizadas no período carnavalesco na Capital. O objetivo das ações foi garantir a segurança viária do público que prestigiou os eventos, reduzindo os transtornos do tráfego de pedestres, carros e transporte coletivo.

No Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT) foram recebidas 128 solicitações, entre chamadas de emergência e atendimentos a partir da abertura do Folia de Rua até a terça-feira (5) de Carnaval. Além das ações solicitadas pela população, outras 162 atividades de apoio aos blocos foram atendidas pela Diretoria de Operações (Diope).

O superintendente Adalberto Araújo explicou que neste período os agentes de mobilidade garantiram o bom andamento do fluxo, assegurando a circulação de pedestres e veículos, ação imprescindível para a segurança do evento. “Esse resultado é fruto de um planejamento e trabalho preventivo que a equipe intensificou durante o período carnavalesco, tornando tranquilo e atrativo para foliões e turistas”, disse.

No total, 120 agentes de mobilidade urbana foram destacados para serviço, com 35 motociclistas, 10 viaturas operacionais, agentes ciclistas e no monitoramento.

Durante a operação Carnaval, a equipe da Diope atendeu ocorrências relacionadas a colisões, assistência aos blocos, circulação de trânsito, reposicionamento do foco dos semáforos para facilitar o deslocamento dos trios elétricos, colocação de cones para proteger a circulação dos pedestres, bloqueio de vias, desvio do tráfego, interdições para manutenção das vias, escolta de trios elétricos, bloqueio de estacionamentos e mudança de itinerários do transporte público.

Além de atender os blocos com grande número de foliões, foram atendidos os eventos carnavalescos em diversos bairros e o Carnaval Tradição, onde foi executado um plano de mobilidade com a distribuição de agentes para garantir a segurança dos pedestres que prestigiaram o desfile das agremiações.