Semob-JP começa última fase das pesquisas domiciliares para elaboração do Plano de Mobilidade

Por Pollyana Sorrentino - em 563

Começa nesta quarta-feira (25), a última etapa para realização das pesquisas domiciliares de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), desde que este processo teve início em agosto do ano passado, 8.187 domicílios já foram visitados e a expectativa agora é de que até o mês de julho deste ano, a meta que é de 12 mil residências visitadas seja alcançada.

Todos os dias, cinquenta pesquisadores são divididos em oito equipes para fazer a cobertura em vários bairros da Capital e Região Metropolitana (Conde, Bayeux, Santa Rita, Lucena e Cabedelo). As visitas podem ocorrer nos três turnos, entre às 9h e às 19h, tendo em vista que o questionário precisa ser respondido por todos os moradores da residência.

Fardados com coletes e crachás, os pesquisadores visitam residências escolhidas aleatoriamente através de um banco de dados da Energisa. Entre as perguntas a serem respondidas, os entrevistados são questionados sobre origem/destino, tipo de transporte que utilizam, horário de deslocamento, e ainda, se recebem algum tipo de benefício do governo ou se possuem atividade principal e secundária. (Clique aqui e confira formulário)

Para confirmar se o pesquisador está realmente a serviço da Semob-JP e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a orientação é que o entrevistado confirme nome, matrícula e área de atuação do profissional, através dos contatos: 3244-8200 (PlanMob) ou 0800-281-1518 (Semob-JP).

A pesquisa tem como objetivo coletar informações que possam contribuir para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, considerado o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transportes para os próximos anos.