Semob-JP disponibiliza serviço para solicitação online da credencial para uso de vagas especiais

Por Arthur Araújo - em 861

Pessoas com idade a partir dos 60 anos ou com alguma deficiência que dificulte sua locomoção possuem direito ao uso das vagas especiais para estacionamento por toda a cidade. Para facilitar o acesso às credenciais que validam o uso, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) lançou, nesta segunda-feira (11), uma página online para requerimento, disponível no Portal de Serviços do órgão (servicos.semobjp.pb.gov.br).

“Nosso objetivo é facilitar a vida do usuário, que antes precisava procurar um dos postos de atendimento da Semob-JP para solicitar a credencial e acabava dando viagem perdida por erro na documentação ou outros contratempos. A partir de agora eles podem realizar todo o processo de casa e comparecer apenas para a retirada da credencial”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.

O requerente precisa apenas visitar o Portal de Serviços e, no menu lateral, acessar a aba Credenciais. A partir daí é só clicar em Solicitar Credencial, preencher o formulário com seus dados, anexar uma foto, um documento oficial com foto e um comprovante de residência da cidade de João Pessoa emitido a, no máximo, 90 dias. Pessoas com deficiência precisam, ainda, anexar laudo médico que ateste as limitações de locomoção.

Uma vez que a solicitação for realizada, o usuário poderá verificar o andamento da solicitação na aba Consultar Credencial, utilizando apenas o seu CPF. Uma vez que o pedido for deferido, ele pode comparecer aos postos da Semob-JP para retirada. “Exigimos que a pessoa venha pessoalmente e apresente os documentos originais para conferência, na expectativa de evitar fraudes”, explicou Araújo.

Atualmente, mais de 26 mil credenciais para uso de vagas especiais estão em uso na cidade de João Pessoa, sendo 23.400 de idosos e três mil de pessoas com deficiência. A Capital paraibana possui 70 vagas especiais em vias com estacionamento público, além daquelas garantidas pelos estabelecimentos privados.