Semob realiza ação da campanha ‘Respeite a faixa, Faça a Sua Parte’

Por - em 240

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai intensificar as ações educativas nas faixas de pedestre em toda a cidade. Diversas atividades já foram desenvolvidas neste sentido, entre elas, a campanha ‘Respeite a faixa, Faça a Sua Parte’. O objetivo é mudar o comportamento de motoristas e pedestres em relação aos respeito às faixas de travessia nas vias da cidade.

O programa de respeito à faixa vai ser reativado a partir desta quinta-feira (31), das 16h às 19h, na Avenida Almirante Tamandaré, na faixa de pedestre próxima à Feirinha de Tambaú. Durante a ação, educadores vão abordar motoristas e pedestres dando dicas para uma travessia segura nas faixas e entregar material educativo à população. Os estabelecimentos comerciais serão visitados por um grupo de teatro para chamar a atenção dos clientes e cartazes serão afixados nesses locais.

“Os trabalhos nas faixas de pedestres serão constantes. Queremos percorrer todos os bairros para resgatar o sentimento de cidadania dos pessoenses em relação à faixa de pedestre”, disse a coordenadora de educação para mobilidade urbana, Gilmara Branquinho.

Intensificação – As ações serão mais intensas na área central por abranger o maior número de faixas e de usuários. Bairros como Mangabeira, José Américo, Costa e Silva, Cristo e Mandacaru estão dentro da programação, e receberão ações educativas em diversos pontos, onde foram detectados atropelamentos ou desrespeito à faixa por parte dos condutores e dos pedestres.

“O respeito à faixa de pedestre é fundamental para dar mais segurança e fluidez ao trânsito, mas é necessário atenção tanto por parte dos motoristas quanto dos pedestres”, ressaltou o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade.

O pedestre deve ficar atento, primeiro sinalizando e depois verificando se o seu gesto foi percebido pelos condutores e, principalmente, se os veículos pararam, para só então realizar a travessia com segurança. Já o condutor deve perceber que nas faixas onde não há semáforo, o pedestre sempre tem a prioridade de travessia.

Algumas dicas para realizar uma travessia segura em faixa sem semáforo:

Pedestre: 

– Coloque-se em um lugar visível ao condutor.

– Aguarde na calçada o momento certo atravessar a rua.

– Acene com a mão pedindo passagem.

– Aguarde a parada dos veículos.

– Atravesse sobre a faixa com passos firmes.

– Agradeça ao condutor . 

Condutor:– Reduza a velocidade ao se aproximar da faixa.

– Observe se há pedestre na faixa ou próximo a ela.

– Para antes da linha de retenção.

– Só siga quando o pedestre concluir a pedestre.