Semob realiza ações educativas em avenidas do Bairro dos Estados

Por - em 362

semob_sinalizacao_foto_manoelmartilianoA Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando ações educativas em avenidas do Bairro dos Estados para conscientizar condutores sobre a importância de respeitar a sinalização de trânsito. O objetivo é minimizar conflitos entre condutores, que vinham fechando o cruzamento da Avenida Amazonas com a Rio Grande do Sul diariamente e estacionando os veículos nas proximidades, em filas duplas.

A Semob colocou em funcionamento três semáforos veiculares no último domingo (24) nos cruzamentos das avenidas Amazonas, Maranhão e Santa Catarina com a Avenida Rio Grande do Sul. O cruzamento da Avenida Amazonas com a Rio Grande do Sul também ganhou sinalização horizontal específica.

Foi implantado no asfalto do local uma sinalização do tipo Marcação de Área de Conflito (MAC), também conhecida como “Yellow Box” (área amarela), que indica aos condutores a área da pista em que não devem parar ou estacionar o veículo. A sinalização tem por objetivo proibir a parada de veículos nos cruzamentos, evitando lentidões e acidentes no trânsito. Além disso, o recurso chama a atenção dos pedestres e estimula travessia somente nas faixas. A mesma sinalização será implantada nos outros dois cruzamentos.semob_sinalizacao_foto_manoelmartiliano (3)

O chefe da Divisão do Sistema Viário da Semob, Klebson Franca, explicou que a sinalização visa contribuir para a proteção de condutores e pedestres. “Essa marcação vem para reforçar a necessidade de o motorista não fechar o cruzamento. A sinalização tem como principal objetivo melhorar a fluidez de veículos neste trecho e garantir a segurança de todos no trânsito” ressaltou o gerente.

As avenidas Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, no Bairro dos Estados, estão sendo reestruturadas para serem alternativa aos condutores que utilizam a Avenida Epitácio Pessoa.

Motoristas – O taxista Luiz Floriano falou que agora ficou melhor circular no local. “Depois desse semáforo melhorou bastante aqui. Antes era difícil seguir em frente ou entrar à esquerda, porque ninguém dava chance ao outro. Agora é só esperar o sinal verde e seguir. Também gostei do binário porque facilitou bastante entrar na Avenida Maranhão, ficou muito bom”, disse.

O artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro determina que “parar na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres é infração média, com aplicação de multa (R$ 85,13) mais quatro pontos na carteira de habilitação”.