‘Sereia da Penha’ recebe prêmio nacional de artesanato nesta quarta-feira

Por - em 531

Faby Falcão

sereiasdapenha_noivas_foto_dayseeuzebio 031A artesã Rosineide de Oliveira, integrante do grupo Sereias da Penha, recebe na noite desta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A peça premiada e produzida pela pessoense – um colar feito com escamas de peixe – foi escolhida entre as 100 melhores produções artesanais brasileiras, numa lista onde figuravam 1.200 peças.

O prêmio é mais um degrau na carreira de sucesso das artesãs que estão galgando espaços consideráveis no cenário nacional e mundial. A alegria e ansiedade tomaram conta de Rosineide, que ainda não acredita na conquista. “A ficha ainda não caiu e custo a acreditar que irei receber um prêmio tão importante como esse. Desde que entrei para esse projeto só colhemos frutos maravilhosos”, disse a artesã.

O prêmio é conhecido como o ‘Oscar do Artesanato Brasileiro’ e reúne artesãos de todo o País que passaram por um processo seletivo escolhido por especialistas em artesanato e gestão. Nesta edição, a Paraíba conta com cinco representantes na premiação.

‘Sereias da Penha’ – O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A iniciativa vem fomentando o artesanato pessoense, através da geração de renda da produção de peças para o vestuário feitas com escamas de peixe.