Servidores da Emlur e familiares comemoram ‘Dia do Agente de Limpeza’ com música e diversão

Por Ângela Costa - em 371

www.joaopessoa.pb.gov.br

A festa em comemoração ao ‘Dia do Agente de Limpeza’ foi contemplada por um belo dia de sol, durante todo o domingo e contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo que marcou presença na festa para prestigiar a categoria. O Dia do Agente foi no último dia 16 (quarta-feira), mas as comemorações ficaram para este domingo, quando agentes e familiares aproveitaram o dia para se divertir ao som de muita música ao vivo, dança, comes, bebes e diversão a beira da piscina, além de sorteio de brindes.

“É um momento de confraternização. O trabalho da categoria é muito importante para a cidade, para a qualidade de vida da população. É um desafio manter a cidade limpa e eles cumprem com seu papel. É uma justa homenagem”, disse o prefeito.

“É um momento de confraternização entre os agentes, seus familiares e todos nós que fazemos a Emlur. Nós temos 1.270 agentes, 14 núcleos administrativos na cidade e mais de 100 veículos rodando que mantém o sistema de limpeza urbana em funcionamento. Recentemente a cidade de João Pessoa foi considerada a mais limpa do Nordeste, a sétima do Brasil e a segunda entre as cidades com até 800 mil habitantes. Portanto, estamos cumprindo nosso papel de manter a cidade limpa. Nós só temos a comemorar”, afirmou Lucius Fabiani, superintendente do órgão.

A festa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Emlur, se estendeu por todo o dia. Teve diversão para todos os gostos, para os adultos com música, dança e brindes e para as crianças que aproveitaram o banho de piscina e o pula-pula. À tarde para alguns ficou ainda melhor com o sorteio dos brindes.

O agente de limpeza Edvan Sousa de Araújo, que há 15 anos trabalha no órgão, ganhou uma TV, 32 polegadas. “Fiquei muito feliz de ganhar a TV. Vou assistir a Copa do Mundo”. Ele e sua esposa comemoraram, pois sua TV é de tubo e saiu recentemente do conserto. “Veio numa boa hora”, comemorou.

Valorização  do servidor – Na limpeza urbana de João Pessoa trabalham atualmente 1.270 agentes de limpeza nos serviços de capinação, roço, pintura de meio fio, catação de resíduos, além das coletas – domiciliar, seletiva, especial, eletrônicos, áreas de difícil acesso, além do Cata Treco e nos Núcleos Administrativos da Emlur.

Segundo Fabiani, entre as políticas da gestão municipal esta a preocupação com a valorização dos agentes por meio da disponibilização de atendimentos na área da saúde, alfabetização, inclusão digital, além de atividades culturais através do projeto “Catadores de Arte”.