Servidores participam de capacitação em Educação Ambiental

Por - em 26

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), realizou nesta quinta-feira (18) uma palestra de capacitação em Educação Ambiental destinada aos servidores. O evento contou com a participação de mais de 100 funcionários e aconteceu, durante a manhã, na sede da Espep, em Mangabeira.

Com o título de “O Meio Ambiente em Destaque”, a palestra abordou assuntos relacionados às políticas de sustentabilidade, reutilização de resíduos sólidos e práticas de coleta seletiva. Na apresentação, foi estabelecida uma unificação nas linguagens sobre estas áreas de atuação, a fim de propagar melhor os conceitos e capacitar os servidores a esclarecer a população, com quem eles têm contato diário.

 

A primeira palestra foi do engenheiro civil Edmilson Fonseca, responsável, na Emlur, pelo setor de Destinação Final dos Resíduos Sólidos. Ele revelou quais são os caminhos dados aos lixos coletados. Para o engenheiro, o evento trouxe ainda uma importante contribuição aos servidores. “A Educação Ambiental é fundamental para despertar um sentimento de preservação e cooperação entre os funcionários, que propagarão estes conhecimentos”, destacou Edmilson.

Após um coffee-break e uma dinâmica realizada em grupo, a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos (Devar), Elma Xavier, iniciou a segunda parte da palestra. Neste segmento do curso, a diretora trouxe temas ligados à coleta seletiva e ao reaproveitamento de resíduos advindos do lixo. Em sua apresentação, também foram expostos os trabalhos realizados pela Emlur nesses campos de ação, como o projeto Acordo Verde, as iniciativas da Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (Usiben) e as atividades no Aterro Sanitário Metropolitano.

A diretora do Devar ainda destacou a relevância da promoção do evento. “É importante passar os conhecimentos sobre Educação Ambiental a todos que fazem parte da Emlur, já que a Autarquia é a responsável pela gestão dos resíduos sólidos da Capital”. Elma Xavier também enfatizou um dos objetivos a serem atingidos pela palestra. “Todos podem contribuir para uma melhor qualidade ambiental e, por isso, é necessário difundir os conhecimentos sobre esse assunto”, concluiu.

Parceria – O diretor de Operações da Emlur, Francisco Lucas Rangel, e o superintendente da Espep, André Luiz de Sousa, também estiveram presentes no evento e ressaltaram a importância da parceria entre as instituições. Ambos agradeceram a presença de todos os participantes e revelaram que palestra de capacitação superou as expectativas.