Servidores da Emlur recebem orientações sobre câncer de próstata

Por Célia Rangel - em 148

Na manhã desta terça-feira (13), os servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foram recebidos num ambiente bem especial, ornamentado com tema, mensagens e cores referentes ao ‘Novembro Azul’, chamando a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata.

A abertura da programação da campanha na sede da Autarquia foi feita pela coordenadora da Divisão de Bem Estar Social da Emlur, psicóloga Cidaura Silveira. “Trata-se de um momento importante, quando reforçamos o trabalho de conscientização junto aos servidores acerca da importância dos cuidados voltados para a prevenção do câncer, como também da saúde do homem de maneira mais abrangente”, frisou.

Logo depois, funcionários da Autarquia apresentaram encenação com conteúdo voltado para a campanha, com o objetivo de despertar a consciência sobre a gravidade da doença e as formas de prevenção.

Em seguida, aconteceu uma palestra do enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marcos Araújo, especializado em Saúde da Família. Ele focou na resistência, ainda existente, por parte de muitos homens, que têm dificuldade de se dirigir aos serviços de saúde.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosa, por esta razão, é preciso ir ao médico especialista da área para acompanhamento anual. Além do exame de toque, também é importante a realização do exame de sangue e ultrassonografia do abdômen”, ressaltou Marcos Araújo.

Ainda dentro da programação, ocorreu testemunho de um agente de limpeza, de 58 anos, que falou sobre a doença que o acometeu há quatro anos e de como é difícil encarar a situação e o tratamento. O evento foi encerrado com música e animação com a apresentação do grupo de percussão da Autarquia, Baticumlata.