Servidores da PMJP participam de treinamento sobre mudanças climáticas

Por Jô Vital - em 228

Até o início do mês de outubro, servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) devem concluir a capacitação “Primeiros Passos para a Ação Local pelo Clima”, promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O treinamento tem como um dos objetivos a compreensão dos conceitos sobre mudanças do clima e como elas impactam os governos locais, para, com base nos dados, planejar e elaborar políticas públicas ambientais.

O ICLEI é uma associação mundial de governos locais, dedicado ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países. A instituição oferece apoio para que os municípios desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

A capacitação é online, em cinco sessões ao vivo. Os servidores já participaram das sessões “Da conscientização à ação: introdução ao planejamento climático local” e “Mobilizando os atores: estruturas de governança para instalar ação climática”.

No período de 17 a 21 de setembro será realizada a sessão: “Traduzindo a metodologia: definindo o escopo ideal para o inventário de emissões”. A Sessão 4 será realizada de  24 a 28 de setembro e tem como tema “Tecnologia a seu favor: ferramentas disponíveis para cálculos mais eficientes”. A última sessão será realizada de 1 a 5 de outubro, com o tema “Chegando aos resultados: o diagnóstico é só o começo”.

A Semam fará um relato da experiência desenvolvida pela PMJP, na sessão 4, relatando a metodologia utilizada que resultou na elaboração do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), feito com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e apoio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O relato será feito pela bióloga da Semam, Carolina Cigerza de Camargo, especialista em auditoria e perícia ambiental e coordenadora do Grupo de Trabalho para Estudos sobre Mudanças Climáticas – GT Clima.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a capacitação é uma maneira de atualizarmos nossos servidores. “Entendemos que é preciso criar espaços de reflexão e de treinamento, para que possamos oferecer, cada vez mais, um serviço qualificado para a população. Esse é um dos nossos principais objetivos. Somos, antes de tudo, servidores. E servimos à população de João Pessoa”, concluiu.