Servidores da Segap assistem palestra sobre teoria de Darwin

Por - em 27

“Darwin – O triunfo de uma ideia” foi o tema da palestra proferida na manhã desta quinta-feira (14) pelo professor Antônio José Creão-Duarte aos servidores da Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O encontro foi o terceiro de uma série de reuniões que a Segap está realizando, destinada aos funcionários da Secretaria.

Segundo o secretário adjunto de Articulação Política, Rubens Freire, o objetivo das reuniões é a formulação de políticas e ações cada vez mais eficazes, para que a gestão consiga atender em toda sua plenitude a demanda da sociedade. Queremos qualificar, cada vez mais, nossos servidores para que o atendimento à população seja sempre melhor”, ressaltou o secretário. Por conta da reunião, o atendimento ao público foi suspenso pela manhã, retornando a normalidade no período da tarde.

Durante a palestra, Antônio José Creão-Duarte falou sobre a vida e o trabalho do naturalista inglês Charles Darwin, o autor da Teoria da Evolução. Darwin iniciou em 1831 uma viagem pelo mundo à bordo do Beagle, um pequeno navio de exploração científica. Quando voltou à Inglaterra, cinco anos depois, ele trazia na bagagem um conjunto de ideias revolucionárias que mudariam para sempre a geografia da alma humana, tamanha foi a força das revelações de Darwin sobre a origem e a transformação do mundo animal, das plantas e, em especial, da humanidade.

A prova de que a Terra é redonda é uma delas. Quase 150 anos depois da publicação de A Origem das Espécies, a vitória das suas ideias é inequívoca. Darwin é o único cujas ideias ainda servem de base sólida para avanços extraordinários do conhecimento.

Quem é – Antonio José Creão Duarte possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática de Membracidae, atuando principalmente nos seguintes temas: análise faunística, sistemática filogenética, relação inseto-planta, morfologia e diversidade.