Servidores da SMS participam de encontro sobre saúde no trabalho

Por - em 20

Servidores da Secretaria Municipal da Saúde vão participar nesta terça-feira (01) de um encontro sobre ‘Sensibilização da Rede Sentinela em Saúde do Trabalhador para Vigilância dos Agravos Decorrentes do Processo de Trabalho’. O evento será realizado no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cefor) e é destinado a profissionais da área de saúde, como o médico geral e do trabalho, reumatologista, neurologista, ortopedista, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

O encontro começa às 8h e acontece durante todo o dia no Cefor, que fica avenida D.Pedro II, nº 1.826, Torre. Informações pelo telefone:3218-7618.

‘Dor e Sofrimento Causados pela LER/DORT: Uma Reflexão Sobre a Reestruturação Produtiva e Seus Impactos na Saúde do Trabalhador’, é o tema central do encontro. A palestra será ministrada pela professora Maria Claúdia Gatto Cárdia, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Estado da Paraíba foram notificados, entre os anos de 2007 e 2010, um total de 1.610 registros de agravos ou doenças relacionadas ao trabalho e cerca de 20% destes foram provocados pelas LER/ DORT. Entre as categorias mais afetadas se encontram os trabalhadores do setor têxtil, calçados, telecomunicações, bancários, construção civil e comércio.

Os principais sintomas desta categoria de doença são: dor crônica, parestesia, fadiga muscular, manifestando principalmente no pescoço, cintura escapular ou membros superiores. Tais sintomas podem significar, isoladamente ou associadamente, a existência de tendinite, tenossinovite, sinovite, neurite, síndrome do túnel do carpo e a síndrome miofacial.