Servidores debatem planejamento do projeto de Coleta Seletiva

Por - em 33

A Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa vai reunir todas as secretarias e órgãos da Administração Municipal na 3ª etapa de planejamento estratégico do projeto de Coleta Seletiva Solidária. A reunião será nesta quarta-feira (1º), das 8h às 18h, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio. O objetivo é fazer com que os servidores despertem para a importância da reciclagem de materiais utilizados no dia a dia e, ao mesmo tempo, promover o trabalho dos catadores de papel, organizados em cooperativas.

A iniciativa atende o que diz o Decreto Municipal nº 6.923, de 8 de julho de 2010, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, na fonte geradora, e sua destinação à associações e cooperativas dos catadores e de materiais recicláveis. A ideia é que os servidores de todas as 19 secretarias, oito órgãos e as seis coordenadorias da PMJP passem a adotar o hábito de separar corretamente o material utilizado no dia a dia, e o que deveria ir para o lixo passe a ter uma destinação mais adequada.

Além de colaborar para a preservação do meio ambiente, a Coleta Seletiva Solidária também tem cunho social, ao passo que contribui para a geração de renda dos catadores, promovendo a sustentabilidade deste grupo. Não se trata apenas do melhor aproveitamento de papel, mas também da reciclagem de vidas, oferecendo cidadania para essas pessoas, pontuou a coordenadora da comissão, Neusa Barbosa.

A Coletiva Seletiva Solidária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está dentro do conceito do Programa Interno de Coleta Seletiva (Pics), que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores.