Servidores do CAM e do Paço Municipal fazem teste de HIV

Por - em 24

Mais de 80 testes rápidos de HIV foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento, com os servidores e visitantes do Centro Administrativo Municipal (CAM) e Paço Municipal, durante a terça-feira (09) e a manhã desta quinta-feira (11). A ação faz parte de uma série de atividades que a SMS e o CTA realizam desde o início da semana, que conta ainda com orientações sobre DST/Aids, distribuição de preservativos e material educativo.

Foram realizados 50 testes com os servidores do CAM, incluindo os profissionais que atuam no SAMU. De acordo com Roberto Maia, coordenador do CTA, nenhum dos 50 testes realizados acusou resultado positivo para HIV, e que a procura tem sido considerada boa. No Paço Municipal foram realizados 34 testes rápidos, também sem nenhum resultado positivo. Roberto Maia lembra que os testes são efetuados por uma equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde, compostas por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O calendário de ações se encerra no dia 30 de março, com a realização do Encontro Estadual das Mulheres com HIV, promovido pela SMS, e que abordará, entre outros temas, a autoestima das portadoras do vírus. Na próxima semana, o posto para realização do teste rápido estará montado na Emlur (dias 17 e 24) e no Mercado Central (19).