Servidores do Complexo Hospitalar de Mangabeira criam bloco de Carnaval

Por Thadeu Rodrigues - em 512

Os servidores do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) criaram um bloco de Carnaval para desfilar no Folia de Rua. O objetivo do bloco Ortofolia é a interação entre as equipes de trabalho, dentro do programa de humanização ‘Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador’, que promove o bem-estar do servidor.

“Vamos desfilar nesta quarta-feira (22), no bloco Muriçocas do Miramar. Este será um momento de brincar, de confraternização entre os colaboradores. Vamos aproveitar os festejos e queremos que todos se divirtam”, disse a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.

A gestão do programa de humanização é feita pelas equipes de Psicologia e de Serviço Social. A psicóloga Ana Nery de Medeiros afirma que a proposta da iniciativa é evitar o estresse do trabalhador, promovendo a saúde mental para que o servidor não sofra com um desgaste profissional e pessoal no âmbito familiar.

“Cuidamos da saúde mental e da melhoria da qualidade de vida do trabalhador por meio de atividades educativas, como palestras, e momentos de descontração, como passeios pela nossa cidade, e agora, o nosso bloco de Carnaval”, conta ela.

Conforme Ana Nery, com as atividades, é possível melhorar as relações interpessoais e prevenir as doenças ocupacionais, o que resulta num serviço melhor prestado aos usuários da unidade hospitalar. Para 2017, estão sendo programados passeios a pontos turísticos e atividades culturais.

No ano passado, foram realizadas oficinas de reiki – para reduzir os efeitos da rotina de trabalho; palestras motivacionais, festa do Dia das Crianças – para filhos de funcionários e pacientes; Outubro Rosa e Novembro Azul – com realização de palestras, exames e atividades lúdicas; piquenique na praia dos Seixas e Natal dos funcionários e pacientes com missa, ceia e sorteio de brindes.