Servidores do Paço recebem dicas sobre saúde e alimentação

Por - em 35

Garantir mais qualidade de vida, bem-estar e saúde aos servidores públicos municipais. Com esse objetivo, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) deu continuidade na manhã desta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ao calendário de eventos e atrações da Semana do Servidor.

Os funcionários lotados no Paço tiveram acesso a uma programação educativa, recheada de orientações sobre saúde, que incluíram dicas posturais, nutricionais, saúde da mulher, ginástica laboral, roda de conversa sobre a mulher e orientação vocal.

“Como Perceber Problemas na Voz?” Este foi um dos temas debatidos na palestra da fonoaudióloga Ilana Cibele Fonsêca. Segundo ela, ardência, dor na garganta, perda de voz por mais de duas semanas ou rouquidão e cansaço ao falar podem ser sinais de problemas vocais. A consulta com um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo é necessária caso os sintomas persistam.

Para cuidar da voz, orienta Ilana Fonsêca, são necessários alguns cuidados básicos, como evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter cuidado com o ar condicionado, evitar o pigarro e tosses freqüentes, evitar roupas apertadas, beber bastante água e manter uma boa postura corporal, entre outras recomendações. Para quem se utiliza de pastilhas refrescantes, o alerta: as pastilhas são como anestésicos e podem permitir o abuso vocal, sendo, portanto, necessário evitá-las.

Cuidados com a postura – Os servidores também receberam orientações posturais, onde foram orientados sobre como se sentar no trabalho, como se levantar e o que fazer as pessoas que passam horas diante de um computador no trabalho. “Quem é que hoje pode dizer que não tem uma dor”, questionou a fisioterapeuta Tatiane Brito de Holanda Cavalcante. Segundo ela, se as pessoas ficam numa posição melhor, seja sentado ou em pé, realizando uma atividade, elas consequentemente terão uma vida melhor.

Para quem passa muito tempo sentado ela recomenda que a cada uma hora o servidor fique em pé e dê um descanso de pelo menos cinco minutos. “É necessário também prestar atenção na sua postura ao sentar.  A lombar, o tronco e a serviçal devem ficar encostados, alinhados com a cadeira”, alertou, lembrando que os pés devem ficar sempre apoiados  no chão ou num apoio para os pés. “Mas a melhor arma para garantir uma vida saudável é praticar exercício físico”, frisou.