Servidores participam de curso sobre como desenvolver a inteligência emocional

Por - em 29

Começa nessa quarta-feira (29) o curso “Desenvolvendo a Inteligência Emocional para o Sucesso Pessoal e Profissional”, oferecido aos servidores da Prefeitura de João Pessoa pela Secretaria de Administração (Sead), através do Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA).

O curso terá duração de três dias e obedecerá aos seguintes horários: das 8h às 12hs e de 14h às 18h na quarta e quinta-feira e das 8h às 12h na sexta-feira. As aulas serão ministradas por Nadja Pessoa Amarante de Lima, graduada em Psicologia e Direito, pós-graduada em Qualidade e Produtividade e em Direito do Trabalho e com MBA internacional em Gestão de Pessoas e Marketing.

O conteúdo programático inclui conceitos e fundamentos da Inteligência Emocional (IE), as bases da IE e como desenvolvê-las, elaboração de projeto pessoal, além de atividades práticas e dinâmicas de grupo.

Os principais objetivos são oferecer subsídios para a compreensão do conceito e fundamentos da IE e possibilitar ao participante elaborar seu próprio projeto pessoal de desenvolvimento emocional.

Os interessados podem entrar em contato com o CTMA através dos telefones 3214-7960/7925/7085 ou se dirigir ao Centro, que está localizado na avenida Piauí, 330, Bairros dos Estados.

Licitação – O Centro de Treinamento também iniciou nessa segunda-feira (27) o curso “Licitações e Contratos Públicos”, dirigido a membros de Comissões de Licitação, gestores que ocupam cargos de direção, coordenação ou chefia, integrantes dos setores administrativo, financeiro e jurídico e técnicos de nível superior do quadro permanente da Prefeitura de João Pessoa.

O curso visa capacitar os participantes na gestão dos procedimentos licitatórios e dos contratos públicos, enfocando aspectos técnicos da lei. Dentro do conteúdo programático estão sendo enfocados dentro da licitação a legislação básica, conceitos, princípios, modalidades e tipos, procedimento, dispensa e inexigibilidade e vícios freqüentes.

Na parte de contratos administrativos são abordados conceito e cláusulas essenciais, fiscalização, encargos, execução e rescisão de contratos, sanções e recursos administrativos, a regulamentação da lei em cada órgão, entre outros pontos. São 30 horas/aula, das 13h30 às 18 horas.

Ministram o curso os professores Rosemberg Pereira da Silva (graduado em Administração, pregoeiro e membro da Comissão de Licitações e Contratos do Exército Brasileiro) e Franklin de Sousa Santiago (graduado em Marketing Empresarial, pregoeiro e membro da Comissão de Licitações e Contratos do Exército Brasileiro).

Todos estes cursos oferecidos pela Sead, através do Centro de Treinamento, são fruto de uma parceria estabelecida com a Funetec (Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura), órgão ligado ao Cefet-PB (Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba).