Sessão especial homenageia o Dia do Jornalista, na Câmara

Por - em 20

A Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa realizou sessão especial, na manhã desta segunda-feira (6), em homenagem ao Dia Nacional do Jornalista, que é comemorado na terça-feira (7). A iniciativa foi proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB) e contou ainda a participação da secretária de Comunicação Social do Município, Lívia Karol Araújo.

Durante a sessão, quatro jornalistas paraibanos foram homenageados. Carlos Aranha, Gonzaga Rodrigues, Maria José Limeira e Luiz Augusto Crispim – que recebeu homenagem póstuma – foram congratulados pelos serviços prestados a sociedade e pela forma que desempenham ou que desempenharam seus trabalhos nas redações.

Lívia Karol defendeu o fim da obstaculização à ‘matéria-prima’ do trabalho dos jornalistas, que é a informação. Ela ressaltou que muitas vezes os profissionais e, consequentemente, o direito à informação, é prejudicado por conta da recusa dos agentes públicos em fornecer dados solicitados pelos integrantes da imprensa.

A secretária falou também da importância das redações abrirem mais espaços para os novos profissionais. Para ela, além de significar oportunidade aos recém-formados, a questão também imprime renovação ao trabalho executado e ao produto final que chega aos leitores, ouvintes e expectadores, que é mais qualidade na informação.

Participações – Também participaram das discussões, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba, Land Seixas; o secretário de Comunicação da Câmara, Jorge Rezende; o representante da Universidade Federal da Paraíba, professor Pedro Nunes; a diretora de Jornalismo da Assembléia Legislativa, Marcela Sitônio e editora-geral do Jornal da Paraíba, Angélica Lúcio. O plenário e as galerias da Casa de Napoleão Laureano ficaram lotados com a presença de jornalistas e radialistas da cidade.

A vereadora Sandra Marrocos destacou a importância do poder público designar espaços para o debate de temas de interesse dos trabalhadores, incluindo aqueles que formam a imprensa. Ela ressaltou ainda que essa era a primeira vez que a Casa realizava uma sessão especial com este propósito e aproveitou para falar sobre a importância do profissional jornalista para a sociedade. “Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalista”, afirmou.